This media is not supported in your browser
VIEW IN TELEGRAM
💔 *Odailson Fonseca*

Divórcio não é ponto final. Enquanto há vida, há possibilidades. Até porque o tempo pode ser a matéria-prima pro amor realizar um milagre: o do perdão com reconciliação. ⁣

Hoje, vou adentrar o terreno pantanoso. Mas há pérola na lama. Primeiramente, reforço aqui o direito do ser humano de seguir sua vida distante de companhias tóxicas, nocivas, imorais ou destruidoras. Há separações que não permitem o retorno exatamente porque a Bíblia já nos alerta sobre a “dureza do coração” (Mt.19:8). Então, não se sinta desrespeitado(a) ou pressionado(a) a reatar laços com as cordas de uma forca. Evite o cadafalso. ⁣

No entanto, acabo de ler sobre uma história cuja esperança brotou nas dunas do relógio. Quase 10 anos depois do divórcio. Julie Shore e Scott Gaed se casaram em 1997, tiveram duas filhas lindas, e se separaram em 2014. É sempre triste. Nunca normal. Mas, os anos seguiram. Lutas, saudade, pandemia e tragédias reaproximaram o casal. Tendo as filhas como principais “anjos cupidos”, eles reataram o matrimônio, neste último 28 de dezembro, numa cerimônia cheia de surpresas dignas de lágrimas e sorrisos. ⁣

Pensei nos ex-casais tão queridos. Há distâncias que clamam por reaproximação. Ainda mais quando o maldito orgulho represa as bençãos da bandeira de paz. Ou a indiferença. Deixem jorrar. Que as torrentes do perdão, da graça, da cicatrização e do renascimento, inundem a bacia do seu lava-pés. Há sempre um horizonte possível. Até porque todos casam com imperfeitos e ninguém descasa por ser perfeito. ⁣

“Sejam sempre bondosos uns para com os outros e para com todos” (1Ts.5:15). “Livrem-se de toda amargura, indignação e ira, gritaria e calúnia, bem como de toda maldade” (Ef.4:31). “Acima de tudo, porém, revistam-se do amor, que é o elo perfeito” (Cl.3:14).⁣

Não sei pra quem será a mensagem de hoje. Se dá para voltar, volte. Vale quebrar o ego na reconstrução de uma linda história de amor. Ainda. Que tal? Joelho no chão, iniciativa e ação. ⁣

O amor pode tudo.⁣

#1MPS
This media is not supported in your browser
VIEW IN TELEGRAM
⏱️ Um Minuto Para Sempre
Reflexões diárias

15 de março

Dentro

Deus n
ão põe ninguém de lado. Só se for do lado de dentro. Outro dia, minha filha princesa chegou chorando porque não havia sido convidada para um aniversário. "Pai, todas vão, menos eu!" Lembrei como a infância nunca termina. Somos iguais a ela, só que com rugas. "Todas?" Por que generalizar a rejeição para nos privar do equilíbrio? Sair do aquário tóxico do exagero é saudável para respirar ar puro.

Na verdade, está à margem dos sonhos de outros jamais fará de sua vida um pesadelo. Quem disse que você sobrou de fora da colmeia, e não de um vespeiro? O que é aquele grande príncipe em seu cavalo branco não lhe daria um belo coice? E a demissão improvisada que, na verdade, livrou você de empatar a vida em uma roubada?

Eu gosto de pensar na maneira invisível que Deus nos protege da contradição visível. A visão de Seu amor será sempre telescópica e, também, microscópica. Sabe aqueles momentos em que você se sente o pior dos piores? Elias, Moisés, Davi e Paulo souberam. Rejeitados por intrusos em seus planos, tiveram que se lembrar de sua certidão de nascimento no Reino. Quando esquecemos nossas cidadania celestial supervalorizamos gente que passa. E todos passam. Sempre.

Mas, no coração do Pai do Universo, só existe um lado: o de dentro. A menos que O rejeitemos, ninguém fica de fora do melhor lugar que existe. É no abraço de Jesus que você sentirá o único calor que aconchega. É em Seu olhar e a imagem do bem se amplia, e sobre Suas pegadas todo caminho dá certo. Porque Sua voz só tem boas-vindas para você. Ele se rejeitou na cruz para jamais pôr você no banco de reserva.

Salmo 63:3 explica tudo: "O Teu amor é melhor do que a vida!" Consegue entender? " E quem vier a Mim Eu jamais rejeitarei" (Jo 6:37). Se as coisas o chateiam aqui, existe algo melhor do que isso. O amor de Deus inclui você.

Portanto, abandone-se de vez no melhor lado que há. Há acolhimento ali. Se do lado de fora alguns aniversários não incluirão você, Nele você é filho, é herdeiro do Reino. Nele a esperança lhe abre os braços. Nele você será feliz. Do lado de dentro.

Odailson Fonseca
This media is not supported in your browser
VIEW IN TELEGRAM
⏱️ *_Um Minuto Para Sempre_*
_Reflexões diárias_


_22 de março_



*_Cassetetes_*

Pacificadores são cajados entre cassetetes. Eles parecem frágeis. Mas valem por serem rraros. Acreditam no melhor do próximo antes de julgarem o pior de todos. Para muitos são ingênuos. Para Deus são Herdeiros do Reino e filhos do Rei (Mt 5:9).

Vivemos tempos marciais. Trincheiras ideológicas regadas de orgulho frutificam granadas de retórica. Ansiedade militante. Há tensão nos ares. Lembremos que ter razão saliva a boca, só não mata a fome. O que fazer? Chegou o momento de gladiadores irem para o vestiário e conciliadores ocuparem o campo.

“Que a paz de Cristo seja o juiz em seu coração” (Cl 3:15). Que tal? A régua do cristão é uma bandeira branca. “Vocês foram chamados para viver em paz, como membros de um só corpo” (v. 15). Ao nos considerar membros de um só corpo, a Bíblia também ensina que não há alegria em uma amputação. E ela vai além: “Sejam agradecidos” (v. 15). É isso. Inexiste ação de graça em uma ação de guerra. Uma alma atribulada até consegue expressar palavras suaves, mas é impossível que palavrões sarcásticos brotem de um coração em paz. Quem nós somos na celebração da família de Cristo?

Por favor, abaixe o tom. Pacifique. Conte até setenta vezes sete. Salte do bombardeiro. Ame no olhar. Beije com frases. Guarde a lupa. Julgue a si mesmo. Fale apascentando. Sangre de tanto carinho. Interceda. Empatia é xeque-mate no mal.

Um dia, a comunidade dos sonhos de Deus se realizará entre Seus sonhadores. A graça se revelará entre bacias de lava-pés. O santuário abrigará pecadores perdoados e em busca de perdão. A admoestação franca substituirá as indiretas - sem pães partidos em tabuleiros ambiciosos nem uvas espremidas em cálices de chumbo. O batismo dos filhos pródigos quebrantará os filhos prodígios. E a expectativa da vinda de Cristo consumirá o tempo e os talentos.

O pedido do Céu? Que a nossa paz de espírito irradie em testemunho inabalável. Todos juntos. Proa e popa de uma mesma embarcação.

Vamos remar unidos.

*_Odailson Fonseca_*
This media is not supported in your browser
VIEW IN TELEGRAM
⏱️ *_Um Minuto Para Sempre_*
_Reflexões diárias_


_23 de março_



*_Comunicação_*

Dias atrás, fizeram-me uma pergunta incrível: Se você tivesse que resumir toda a comunicação do Universo em uma palavra, qual seria? Pensei. Dificílimo. Uma só? Pensei mais. Finalmente, concluí. Se tudo o que tenho aprendido sobre comunicação se compactasse em uma só expressão, eu diria: Outro.

Porque não adianta falar se o outro não escuta nem gritar se o outro não entende. Não importam discursos sem ouvidos, retóricas sem audiência, muito menos emissor sem receptor. Sem o outro, a mensagem vira neblina. Por que comunicação não é o que você fala, mas o que o outro entende. Sempre assim.

Jesus revolucionou o mundo com Suas ações acima das palavras. E Seus maiores encontros foram carregados de perguntas, silêncio, espera e reação. Primeiro, o outro abria a alma. Depois, a graça beijava o coração. Maria Madalena, Nicodemos, a Mulher do Poço, cegos, leprosos, Pedro — é incrível ver todos eles se mostrando antes para que Cristo os abençoasse depois.

Na Bíblia, há um tiro certeiro para quem quer ser relevante neste mundo-lama de surdos voluntários: “Sejam todos prontos para ouvir, tardios para falar” (Tg 1:19). Metralhar palavras é coisa de terrorista. Que tal menos blá, blá, blá e mais “pois não"?

Provoco você a ser um arauto da verdade, mas também o mestre da escuta. Suditos até obedecem aos mandatários que não escutam; no entanto, jamais se tornarão seus discípulos. Suas decisões visam à compreensão do outro? É melhor aproximar ou espantar? O Mestre lapidou a liderança revolucionária no melhor conceito: ouvidos disponíveis legitimam a influência, pois o amor é renúncia, até mesmo no abandono daquela língua certeira. Entendendo a dor do próximo, as palavras proferidas curarão para sempre.

Eu tenho muito a aprender com isso. Você também? A diferença entre autoridade e autoritarismo não está na força, mas no serviço. E a missão transformadora será cumprida com uma mensagem relevante em tempos de crise - após oferecermos nossos ouvidos junto com os ombros, os braços e o colo também. Sejamos sal e luz, doçura e refúgio. O outro ouvirá, Deus atuará, e o nosso legado vai perdurar. Quer ser relevante? Deixe falar. Fale depois.

*_Odailson Fonseca_*
This media is not supported in your browser
VIEW IN TELEGRAM
⏱️ *_Um Minuto Para Sempre_*
_Reflexões diárias_


_24 de março_



*_Eupatia_*

Dois guarda-sóis. Um para curtir, cheio de listras coloridas, e outro para servir, com o emblema do Corpo de Bombeiros. Lado a lado. Eu conversava com um salva-vidas. Lição de vida. Ali estava um profissional vendo na alegria da praia a ameaça das marés. Perguntei do seu maior perigo. A resposta impactou: “Saber como abordar um afogado em pânico para ele não me afundar também!”

Simplesmente não dá para salvar se perdendo junto. Nem agradar um desesperado se debatendo na morte. “Às vezes, tem que esperar a exaustão e, só então, puxar a vítima para reanimá-la em segurança.”

Sabedoria nesses casos? Só vinda do Dono da Vida. Ou seja, para ajudar alguém tem que haver acolhimento com procedimento, além de muita atenção ao limiar traiçoeiro da compaixão que corre o risco de não transformar nada. Já pensou em um guarda-vidas cheio de empatia sucumbindo com quem precisa de socorro?

Por isso, aprendi uma expressão desconhecida e oportuna: eupatia. Se empatia é sentir com o outro, a eupatia é ter a resignação e a paciência para auxiliar efetivamente. Que equilíbrio nisso! É ajudar quem está em águas profundas persistindo na superfície da sensatez.

Jesus ensinou: “Pode um cego guiar outro cego? Não cairão os dois no buraco?” (Lc 6:39). Paulo reforçou: “Não imitem o comportamento e os costumes deste mundo, mas deixe que Deus os transforme por meio de uma mudança em seu modo de pensar” (Rm 12:2, NVT). E Tiago concluiu: “Quem quer ser amigo do mundo faz-se inimigo de Deus” (Tg 4:4).

Você não precisa rolar na lama para agradar os porcos nem ficar ébrio para conscientizar um alcoólatra. Fazer-se “judeu para os judeus” (1Co 9:20) ou “fraco para ganhar os fracos” (v. 22) vem acompanhado do combate com propósito sem ficar “como quem esmurra o ar” (v. 26) para que “depois de te” pregado aos outros, eu mesmo não venha a ser reprovado” (v. 28).

Eu amo minha filha quando digo “pode” do mesmo jeito que amo quando falo “não pode”. Na tormenta deste mundo que anarquiza os princípios e cai em um relativismo cínico, resgatemos todos os afogados. Tenhamos a ousadia de levá-los à terra firme. Mas, sem nos encantar nem nos distrair com a espuma das ondas. Somos sal, luz e coletes salva-vidas.

*_Odailson Fonseca_*
This media is not supported in your browser
VIEW IN TELEGRAM
Pr. Odailson Fonseca pinned «https://www.tg-me.com/Odailsonfonseca»
This media is not supported in your browser
VIEW IN TELEGRAM
🌺 *DUAS PRINCESAS* 🌺

Duas princesas. Uma do lar, outra do reino. Casaram no mesmo mês em 2011. Ambas com 3 filhos. Mães cujos colos de aço acompanham a ternura das pétalas. Esposas fortes. E descobriram juntas, neste início de 2024, seu pior vale: o câncer. ⁣

Fabiana Justus e Kate Middleton nunca se encontraram. Vidas diametralmente opostas. Mas, uniram suas multidões impactadas com a notícia das duas. A dor nivela nobres e plebeus. E o Brasil torce por ambas.⁣

Apesar das evidentes diferenças, outra se destacou: a informação. Enquanto uma resolveu assumir, explicar e compartilhar sua provação solitária, o staff da outra demorou e silenciou deixando o mundo inventando teorias conspiratórias estapafúrdicas - indo do adultério à violência doméstica. É óbvio que a coroa britânica pesa na postura pública da família real. No entanto, o palácio acabou de abrir uma vaga para assessoria de comunicação por lá. Parece que a equipe repensou a estratégia de emudecer até uma mínima satisfação aos súditos. ⁣

A verdade é que a verdade sempre prevalecerá. Cedo ou tarde. Dizê-la é ganhar tempo. Antes que os toxicólatras especialistas das Fake News queiram ganhar o que sempre perderão: credibilidade. ⁣

“Ele nos gerou pela palavra da verdade, a fim de sermos como os primeiros frutos de tudo o que ele criou” (Tg.1:18). Você nota aqui o pioneirismo da verdade? Entre tantos fofoqueiros, antecipar a verdade é ter mais crédito do que débito. Vale informar, transparecer e vencer a tentadora indiferença. ⁣

Destas duas histórias, persiga a veracidade e seja dono(a) da sua história. Obviamente, a prudência e discrição são necessárias. Só não fuja da realidade de encarar a verdade podendo contar com ombros intercessores e braços apoiadores. ⁣

Com seus filhos, seu pais, cônjuges ou amigos, prefira uma postura de clareza e relevância. Ainda que a vida pública nunca deva invadir seu espaço particular, creia: o tempo azeda o que se esconde. Ore muito e encare o que vier - com Deus. ⁣

Que estas princesas fiquem boas logo novamente. Vai passar, guerreiras! Que sejamos verdadeiros sempre. Amém! E que ousemos ser pioneiros revelando o certo perante o mundo. Já!

A cura é a eternidade.⁣

#1MPS
This media is not supported in your browser
VIEW IN TELEGRAM
⏱️ *_Um Minuto Para Sempre_*
_Reflexões diárias_


_26 de março_



*_Duas mortes_*

Ganhar no amor custa perder o eu. Renúncia. Ninguém enxerga o horizonte mirando os próprios pés Gosto de observar a abnegação de alguns na ambição de muitos. E nesta sociedade intoxicada de solidões vaidosas, o trono dos amorosos vence os espelhos de quem só pensa em si.

De absolutistas autoritários a relativistas negligentes, muitos embates atuais assinalam o excesso de razão na escassez do coração. Quando predominam as emoções santificadas pelo Espírito de Deus, os pontos de vista tendem a convergir para o ponto de encontro. Isso distorce os valores? Jamais. Anula os princípios? Nunca. Esse é apenas um convite para viver a prática do amor disposto a sacrificar o orgulho. Parece muito difícil? Realmente é. Mas o que nos arranca da zona de conforto é superar as montanhas um grão de cada vez.

Saint-Exupéry, em seu _O Pequeno Príncipe,_ disse: “Se você quer construir um navio, não chame as pessoas para ajuntar madeira; ensine-as a desejar à infinita imensidão do oceano.” Ideais verdadeiros unem pessoas e dão significado para a vida. É o que nos assegura o profeta: “Darei a eles um só pensamento e uma só conduta, para que Me temam durante toda a sua vida” (Jr 32:39). A eternidade reposiciona a atualidade. Ela alarga fronteiras, amplia a visão e lembra o inegociável: todos os filhos são irmãos. Tem mais? “Quem ouve a Minha palavra e crê Naquele que Me enviou tem a vida eterna e não será condenado” (Jo 5:24).

Ouvi de um amigo: “Quem nasce uma vez tem duas mortes, mas quem nasce duas vezes tem uma morte” Ninguém vence o inevitável fugindo dele - Só se for correndo ao encontro do Senhor dos Impossíveis. E sobre a segunda morte? “O vencedor de modo algum sofrerá a segunda morte” (Ap 2:11). Da igreja em Esmirna (Ap 2:8) à Avenida Paulista, o Apocalipse nunca foi tão atual.

Que venham seus dois nascimentos! Útero e batistério. Que o amor renasça. Ensine seus filhos que transformação, conversão, quebrantamento e mudança não são palavras feias. Arrependimento também não é um absurdo. Você pode mudar! E será só uma morte.

*_Odailson Fonseca_*
This media is not supported in your browser
VIEW IN TELEGRAM
2024/05/15 05:49:37
Back to Top
HTML Embed Code: