This media is not supported in your browser
VIEW IN TELEGRAM
Forwarded from Augustus Nicodemus
IGREJA ACOLHEDORA

Tive o privilégio nesses muitos anos de pastorado de servir em igrejas de grande porte e com número crescente de novos membros. Existem muitas vantagens e oportunidades em igrejas numericamente fortes. Por outro lado, há também algumas áreas que representam um desafio. Um deles é o de ser uma igreja acolhedora e que promova a integração dos novos membros.

Temos de agradecer a Deus pelo crescimento do número de pessoas em todo Brasil interessadas em conhecer mais a Palavra de Deus e se relacionar de maneira significativa com ele. Muitas dessas pessoas procuram igrejas históricas e tradicionais que são conhecidas pela firmeza doutrinária e pela solidez de seu ensino. Contudo, não poucas dessas pessoas frequentam apenas por um breve tempo essas igrejas e saem delas, por não se sentirem acolhidas e nem por conseguirem fazer parte da comunidade. O que ocorre é que em muitas dessas igrejas históricas os membros mais antigos se conhecem, se casam entre si, são parentes e amigos, cresceram juntos e formam uma espécie de núcleo original e fundacional da igreja que é fechado e de difícil acesso para outros.

Por um lado, esse fato inegável traz solidez, continuidade, identidade e segurança à igreja como instituição. Por outro, se não houver a graça necessária, esse fato se torna um empecilho para a chegada de novos membros, da formação de uma nova liderança e do acolhimento da próxima geração que não será necessariamente formada pelos filhos e netos do núcleo central. Penso que que os seguintes pontos devem ser levados em consideração por todos os membros de igrejas históricas numerosas e crescentes.

Primeiro, Deus está agindo no mundo e chamando seus eleitos, a verdadeira igreja de Cristo. Para nós é um grande privilégio receber essas pessoas e acolhê-las junto conosco, pois somos parte do mesmo corpo.

Segundo, essas pessoas virão de tradições diferentes, de igrejas diferentes, de costumes e práticas diferentes. Muitas serão tatuadas, outras pintarão o cabelo de verde, outras vão estranhar o nosso “culto frio”, outras não estão acostumadas com a estrutura de uma igreja presbiteriana e suas sociedades internas. Mas estão vindo porque querem ouvir a Palavra de Deus.

Terceiro, a igreja não nos pertence, mas ao Senhor. Ela não existe como um local confortável e seguro onde nos abrigamos aos domingos, mas como um local de desafio ao nosso conforto e nossa segurança.

Quatro, devemos estar sempre abertos para mudar e adaptar em nossa estrutura e em nosso culto aquilo que não é requerido pela Palavra de Deus e nossos símbolos de fé, com o fim de atendermos e acolhermos melhor a nova geração que chega.

Esse processo é dirigido pelo Espírito de Deus através dos pastores e presbíteros que foram eleitos como líderes espirituais da comunidade, mas sem a participação e o engajamento de cada membro, essas igrejas irão experimentar um fenômeno já conhecido: verão a chegada da primeira onda dos interessados na fé reformada e os verão sem seguida se retirando para se tornarem desigrejados ou crentes de internet.

Fale com os visitantes. Receba-os com um abraço. Converse com eles. Convide-os para participar das reuniões, grupos e eventos da igreja. Se interesse pela vida deles. Marque uma visita. Faça-os se sentirem que a igreja oferece, além de boa doutrina, aquela fraternidade recomendada pelo Senhor.


Viva a fé bíblica no seu dia-a-dia!
Faça parte você também do #VivendoAsEscrituras
Acesse: https://www.vivendoasescrituras.com.br/?&sck=telegram
This media is not supported in your browser
VIEW IN TELEGRAM
This media is not supported in your browser
VIEW IN TELEGRAM
Sabedoria de Deus

Se você já fez uma viagem a algum lugar onde nunca esteve antes, sabe o quanto um mapa é importante. Os mapas nos ajudam a navegar pelas áreas desconhecidas à frente. Da mesma forma, a Palavra de Deus nos ajuda a navegar pelas estações desconhecidas da vida. A Palavra de Deus revela a Sua sabedoria, em guiar as nossas vidas.

Provérbios é um livro de sabedoria repleto de conhecimento que ajuda as pessoas a viver de acordo com os propósitos de Deus para suas vidas.

O livro de Provérbios começa reconhecendo que tudo começa com Deus.

Porque Deus é o criador da vida, Ele sabe qual direção nossas vidas devem seguir. Nosso papel, de acordo com Provérbios, é buscá-lo e confiar. Confiar em Deus significa acreditar que Ele sabe o que é melhor para nós e provar isso tendo um relacionamento com Ele.

Quanto mais confiarmos em Deus e submetermos nossa vida a Ele, mais viveremos de acordo com a vontade de Deus. Provérbios 3:6 diz que quando nos submetemos à sabedoria de Deus em todos os nossos caminhos, Ele nos dirige e guia. E felizmente, Deus nos deu as Escrituras para nos mostrar como a Sua vontade realmente se parece.

Por isso é importante ler a Palavra de Deus diariamente e conhecer tudo o que Deus diz, para que, em todas as áreas da vida, possamos confiar Nele para direcionar nossos caminhos.

Reserve algum tempo hoje para orar sobre a direção que sua vida está tomando. Se houver situações sobre as quais você não tem certeza, peça a Deus que lhe dê sabedoria. Permita que Ele dirija seus caminhos. E ao falar com Ele, adquira o hábito de ler Sua Palavra todos os dias para que você possa crescer no conhecimento e na sabedoria de Deus ao longo da vida.
.
YouVersion
This media is not supported in your browser
VIEW IN TELEGRAM
Forwarded from Augustus Nicodemus
VÃS REPETIÇÕES

Mateus 6.7-8

Igrejas grandes e vivas são instrumentos eficazes nas mãos de Deus para o avanço do Seu reino aqui na terra. Creio que a adoção de estratégias que possibilitem o crescimento em número e qualidade é indispensável; creio, porém, que o mais importante é que a igreja aprenda a orar, para buscar de Deus o crescimento desejado. Neste texto, o Senhor Jesus nos ensina algo a respeito da oração: que não usemos de vãs repetições. Quão grande é a ignorância espiritual dos nossos corações: mesmo fechados em nossos quartos (v.6), podemos cair na tentação de ser formais, mecânicos.

Devemos observar, entretanto, que Jesus não está proibindo que oremos, pois Ele mesmo orava continuamente (cf. Mateus 14:23, Marcos 1:35) e ensinou a orar sempre (Mateus 7:7, Lucas 18:1). Nem proibiu que oremos muito, pois Ele próprio orava muito (cf. Lucas 6:12). Nem proíbe o Senhor que insistamos em oração diante do Pai. Ele mesmo orou no Getsêmane repetindo por três vezes as mesmas palavras (Mateus 26:44, cf. 2 Coríntios 12:8) e nos ensinou a perseverar e insistir na oração (cf. Lucas 18:1-8).

O que Ele, então, nos proíbe? Proíbe-nos a que sejamos como os gentios na prática da oração. Os gentios eram os povos ao redor de Israel, desprovidos da revelação escrita veiculada somente em Israel por Moisés. Eles concebiam que seus deuses seriam aplacados ou propiciados através das muitas palavras (cf. 1 Reis 18:26, Atos 19:34). Jesus nos proíbe a sermos como eles: não devemos repetir frases ou fórmulas religiosas mecanicamente, sem pensar. Em última análise, proíbe-nos que tenhamos uma ideia mágica ou supersticiosa de que seja a oração, como muitos grupos religiosos com suas rezas, fórmulas, ditos, chavões.

A razão apresentada pelo Senhor é esta: Deus é Onisciente (sabe todas as coisas antes de nós) e Paterno (como nosso Pai Celeste, tudo provê para o nosso bem). Daí não precisarmos procurar convencê-lo com muitas palavras das nossas necessidades, nem precisarmos, como condição para as respostas às nossas orações, formulá-las exata e precisamente.

Que grande estímulo à oração! Deus deseja um relacionamento vivo e inteligente conosco. Como você ora? Ora mecanicamente, apressadamente, sempre repetindo as mesmas coisas todo dia, como se Deus não fizesse parte das mínimas coisas novas do seu dia-a-dia? Está orando pelo crescimento do Reino de Deus? Pela Igreja? Gasta tempo diante do Pai Celeste que tudo sabe e tudo pode? Que Deus nos ensine a orar. Amém.


Viva a fé bíblica no seu dia-a-dia!
Faça parte você também do #VivendoAsEscrituras
Acesse: https://www.vivendoasescrituras.com.br/?&sck=telegram
This media is not supported in your browser
VIEW IN TELEGRAM
This media is not supported in your browser
VIEW IN TELEGRAM
This media is not supported in your browser
VIEW IN TELEGRAM
This media is not supported in your browser
VIEW IN TELEGRAM
Como é viver bem

Se você for um bom atleta, isso ficará evidente todas as vezes que você competir. Se for um cozinheiro fantástico, a verdade aparece na cozinha. Se tem uma mente brilhante, não conseguirá ficar sem resolver problemas. Se tem uma voz impressionante, esse talento não pode ficar escondido.

Podemos nos apresentar de uma certa maneira, mas quem somos acabará por se revelar. É por isso que Tiago encoraja os cristãos a provarem quem são pela maneira como vivem. Provar algo significa simplesmente mostrar que é verdade.

Você diz que confia em Deus? Prove isso começando o seu dia com uma confiança genuína Nele.

Você diz que ama o seu próximo? Demonstre isso se esforçando para observar, servir e honrar as pessoas ao seu redor.

Se considera um seguidor de Jesus? Prove isso vivendo sua vida de uma maneira que reflita o coração Dele. Isso não significa que você será perfeito, mas significa que mesmo quando você errar, você ainda tentará fazer as coisas certas. E não porque você deve trabalhar para obter o favor de Deus ou ganhar Seu amor, mas porque suas ações revelam o que está acontecendo dentro de você. Como Jesus disse em Lucas 6:45: “… a sua boca fala do que está cheio o coração”.

Então, como podemos viver uma vida honrosa? Fazendo boas obras com a humildade que vem da sabedoria. Não a sabedoria terrena, mas a sabedoria divina. Quando permanecemos firmes ao lado do Deus que criou a sabedoria, Ele nos transforma de dentro para fora.

Portanto, se você afirma ser sábio e entende os caminhos de Deus, prove isso pela maneira como vive. E quando surgirem dúvidas, busque Aquele que tem as respostas. Mesmo nos dias mais difíceis, confie que Deus está ao seu lado.

Hoje, pergunte-se: “Meus pensamentos correspondem ao que as pessoas veem no meu exterior?” Então, peça a Deus: “Mostra-me como fazer o que o Senhor me chamou para fazer e ser quem o Senhor me chamou para ser”.

YouVersion
This media is not supported in your browser
VIEW IN TELEGRAM
2024/04/28 19:25:20
Back to Top
HTML Embed Code: