Telegram Web Link
🪴 Meus dias com Jesus no Jardim da Oração
18 – Orações escatológicas

📖 Mt 24:20; Lc 21:36

🍃 Nos versículos em destaque, Jesus traz 2 alertas sobre eventos escatológicos para entrarmos em oração. O primeiro alerta se refere a uma aflição inevitável dos últimos tempos, a outra é a aflição final - e evitável. Em Mateus 24:20, Jesus alerta sobre uma aflição que nos atingirá, mas que poderá ser minimizada se orarmos. Aprendemos aqui pelo menos duas lições:
1️⃣ Quem anda com Jesus no Jardim da Oração recebe revelações do futuro e orientações de como proceder no presente;
2️⃣ Jesus se preocupa em aliviar as aflições que certamente sofreremos.
O outro alerta está registrado em Lucas 21:36. Jesus fala sobre males do fim que podem ser evitados se estivermos vigilantes e em oração para que o coração esteja de prontidão à Sua espera. Aprendemos mais lições aqui:
➡️ Por meio da oração e da vigilância, conseguimos nos manter atentos e preparados para os eventos do fim revelados nas Escrituras;
➡️ Ninguém sabe o dia em que Jesus retornará, mas quem se mantém no Jardim da Oração está pronto.
Não precisa temer os eventos do chamado “fim do mundo”. Basta manter o contato contínuo com o Senhor Jesus, pois assim seguiremos com Ele no Céu.
🪴 Meus dias com Jesus no Jardim da Oração
19 – Orações apaixonadas

📖 Mateus 26:41; Marcos 15:34; Lucas 23:34, 46

🍃 Do latim, paixão (passione) significa sofrer. Em momentos de intensa aflição recorremos em alto e bom som ao Único que pode nos atender de fato. Jesus tinha uma vida de oração, mas somente algumas de Suas orações ficaram registradas e têm o objetivo de nos revelar que Deus O ouvia e ele deixou claro isso em passagens como a registrada por João cap.11 vers.42. As orações que Jesus proferiu em sua paixão têm um significado ainda maior e nos ajudam em nosso relacionamento pessoal com Deus.
❤️‍🔥Mateus 26:41 → A oração de agonia no Jardim do Getsêmani foi repetida por 3 vezes – mostrando que era uma oração perseverante e não uma mera e vã repetição; essa oração também enfatiza a vontade de Deus na resposta a destarte da vontade humana – mostrando que o homem tem livre arbítrio e vontade própria; a resposta à oração foi uma negativa, mas Deus enviou um anjo para O encorajar – mostrando que Deus dá a força que precisamos para enfrentarmos o sofrimento.
❤️‍🔥Lucas 23:34 → A oração do perdão supremo nos ensina que Deus toma para si as afrontas que sofremos e que o perdão pode ser dispensado ainda que a outra parte não esteja disposta a pedir perdão.
❤️‍🔥Marcos 15:34 → O Salmo profético de Davi (Sl 22:1), proferido e registrado na língua original (Eli, Eli, Lama Sabactani), é oração de Jesus e demonstra a necessidade humana da presença contínua com Deus. E ali estava Ele vivenciando a separação do homem com Deus para uni-los para sempre.
❤️‍🔥Lucas 23:46 → Por fim, na última oração apaixonada, Jesus entrega seu espírito a quem dá o espírito de vida: Deus. Seu espírito puro e santo, foi provado e aprovado por Deus significando nossa aprovação também por meio de Cristo.

O sofrimento pode nos aproximar de Deus, pode ser uma prova à nossa fé ou simplesmente é parte das aflições que viveremos no mundo por amor a Cristo. Sigamos o exemplo do Mestre do amor, orando apaixonadamente como Ele orou.
🪴 Meus dias com Jesus no Jardim da Oração
20 – Oração de despedida

📖 João 17

🍃 A oração em que Jesus se despede de seus discípulos é uma das mais detalhadas e está registrada em João 17. Jesus intercede por unidade, santificação e amor. Essa oração revela:
🛐 Propósito: alcançarmos a vida eterna;
✝️ Missão: discipular pessoas;
💟 Desejo: “…quero que, onde eu estiver, também eles estejam comigo…” (v.24).
Percebemos também como a oração em público demonstra o nível de intimidade que temos com Deus. O mais importante é que o privilégio de ouvir e falar com Deus não está restrito a Jesus ou a grandes líderes espirituais. Em João 16:23, Jesus afirma que depois de sua vitória na cruz a ligação dos discípulos com Deus será direta e coisas lindas acontecerão a partir da oração de cada um.
Para finalizar, Jesus manifesta sua vontade: tornar o Pai ainda mais conhecido para os seus.
Cultivemos, pois, o Jardim da Oração, pois há muito sobre Deus para aprendermos.
O Devocional Trilhas foi desenvolvido para te ajudar a trilhar o caminho da fé ao acompanhar a trajetória de 3 personagens da Bíblia: Sara, Davi e Paulo. Eles tiveram uma vida de relacionamento íntimo com Deus e de inteira dedicação ao Senhor, por esse motivo, suas vidas produziram o precioso fruto espiritual.
A conexão deles com Deus manifestou, desenvolveu e amadureceu o fruto espiritual e da mesma forma o Espírito nos fará produzir o fruto da nossa caminhada com Ele.
Você vai encontrar no PDF disponível aqui o passo a passo de como fazer esse devocional e vai acompanhar aqui no Telegram de segunda a sexta-feira os seguintes pontos:

📸 [Uma imagem que pode ilustrar a leitura bíblica ajudando no entendimento]

TRILHA DE SARA, ou
🎼 TRILHA DE DAVI, ou
💌 TRILHA DE PAULO
[O título identificando a trilha]

🗺️ ITINERÁRIO 📍 [O cronograma com a leitura bíblica do dia]

DIÁRIO DE BORDO:
1️⃣
2️⃣
3️⃣
[3 anotações que poderá ser sobre qualquer aspecto que chame a atenção na leitura bíblica: entendimento ou algum destaque sobre o texto, orações, louvores a Deus, gratidão…]

FRUTO:
🍒 [Sempre que o personagem da leitura bíblica manifestar, desenvolver ou amadurecer um fruto do Espírito haverá uma mensagem]
👣 TRILHA DE SARA

🗺️ ITINERÁRIO DO 1º DIA 📍Isaías 51:2; Gênesis 11:29-31

1️⃣ Identidade: A história de Sara inicia com a Bíblia afirmando quem era ela e termina com uma recomendação por quem ela se tornou depois de trilhar o caminho da fé. Temos a necessidade de descobrir e afirmar nossa identidade. Mas, não conseguiremos fazê-la sem Deus, pois só a encontraremos nEle.
2️⃣ Propósito: As jornadas de Abraão e Sara tinham um propósito: reconhecer a herança que o Senhor já havia entregue à descendência do casal enquanto O conhecia. Nossa vida aqui tem um propósito: prosseguir em conhecer a Deus e torná-lo conhecido.
3️⃣ Direção: O chamado de Deus vem com uma direção do caminho a trilhar, ainda que não conheçamos os detalhes da jornada. Sigamos confiantes, tal como fez Sara.

🍉 FRUTO:
Benignidade/Amabilidade: Uma princesa engaja numa trilha aos 60 anos até o restante de sua vida e não ouvimos sequer uma reclamação ou murmuração. Acampava em tendas, caminhava por trilhas no deserto e pelo estrangeiro, mas quando se foi, bela mesmo aos 127 anos, deixou saudade. Essa benignidade, ou amabilidade, é o oposto da malignidade, aquela ranzinza que parece uma erva daninha que cresce por todos os lados. A benignidade, pelo contrário, mais parece uma planta medicinal, que é cultivada no interior com Deus e traz vida a todos ao redor.
👣 TRILHA DE SARA

🗺️ ITINERÁRIO DO 2º DIA 📍Gênesis 12:1-7

1️⃣ VISÃO: “…eu te mostrarei.” (v.1) Sara seguiu a visão divina concedida a seu esposo, Abraão. Esse é um sinal de confiança em Deus e em seu esposo. Confiança se adquire e se firma com o relacionamento, por isso invista seu tempo nisso que o Senhor te dará a visão.
2️⃣ MISSÃO: “…em ti serão benditas todas as famílias da terra.” (v.3) A benção do esposo inclui a esposa. Houve um tempo em que Sara não entendeu isso, e às vezes nós também não assimilamos que em Cristo, o novo amado noivo, somos favorecidas com toda sorte de benção.
3️⃣ VALORES: “….edificou ali um altar ao Senhor” (v.7) Cada lugar onde o Senhor aparecia, um altar era erguido para marcar o evento e também para invocar a Deus. Hoje, somos o lugar de Deus. E Ele está pronto para fazer de nossas vidas Seu altar.
👣 TRILHA DE SARA

🗺️ ITINERÁRIO DO 3º DIA 📍Gênesis 12:8

Como ser amigo de Deus?
1️⃣ Ouvindo-O: “…e moveu-se dali…” Cada mudança de um lugar para outro era a sensibilidade em ouvir a voz de Deus. Da mesma forma, no plano espiritual, é necessário nos atentamos para reconhecer a doce voz do Senhor em suas múltiplas formas de nos falar.
2️⃣ Devotando-Lhe: “…edificou um altar ao Senhor…” O devocional diário é como uma edificação. Aos pouquinhos o altar é erguido e aprimorado para darmos ao Senhor o que é mais importante para nós: as nossas vidas e o nosso tempo.
3️⃣ Buscando-O: “…e invocou o nome do Senhor…” A amizade verdadeira envolve muito amor pela companhia do outro. Uma vez que provamos da presença do Senhor, a queremos cada vez mais perto, mais íntimo, mais profunda.
👣 TRILHA DE SARA

🗺️ ITINERÁRIO DO 4º DIA 📍 Gênesis 12:9-20

Em comemoração ao dia da mulher, gostaria de destacar o versículo 11 da leitura bíblica: “…és mulher formosa à vista…”.
1️⃣ Beleza de vista: A citação da beleza de Sarai na Bíblia nos mostra que devemos reconhecer e valorizar a beleza feminina. Sem comparações, sem exageros, sem obsessões.
2️⃣ Beleza de alma: Sara adornava sua alma com doçura e tranquilidade (1 Pe 3:4). Isso é ir além de cuidado consigo mesma, é embelezar seu coração de forma que os outros o vejam além da beleza física.
3️⃣ Beleza de espírito: Sara creu e recebeu a recompensa de sua fé de maneira milagrosa (Hb 11:11). Uma fé que frutifica até hoje.


🎁 Segue arquivo em PDF com a arte em comemoração ao dia da mulher
ES FORMOSA.pdf
24.9 MB
👣 TRILHA DE SARA

🗺️ ITINERÁRIO DO 5º DIA 📍 Gênesis 13:1-3
“E fez as suas jornadas…” (v.3) esse fragmento da leitura de hoje me chamou a atenção. Essa foi uma jornada de retorno ao mesmo lugar onde Abrão, Sarai e Ló estiveram quando a fome atingiu aquelas terras. Isso me fez lembrar nas mudanças, nos avanços e nos retornos, nas jornadas de uma mulher como Sara. Destaquei 3 delas:

1️⃣ MULHER: foram 127 anos aprimorando o perfil exemplar. Ela foi princesa do Senhor (Gn 17:15), dona do lar (Gn 21:10), cozinheira (Gn 18:6). Nem sempre acertou, mas corrigiu com temor suas falhas. Nós, mulheres, devemos lembrar disso: devemos ter paciência na trilha da fé, pois há coisas que aperfeiçoaremos com o tempo; outrossim, devemos sempre ter temor a Deus e às autoridades.
2️⃣ ESPOSA: Em 1 Pedro 3:3-5, Sara é citada como submissa a seu marido e respeitosa com o modo de falar com ele. Submissão, respeito e cuidado são atitudes que a tornaram uma esposa especial para Abraão e um modelo para nós.
3️⃣ MÃE: Além de ser uma mãe inesquecível para Isaque, Sara representa a Jerusalém celestial cujos filhos são gerados pelo Espírito Santo (Gl 4:26-29). Ela é, figurativamente, nomeada por Paulo como mãe de todos nós (Gl 4:26). Assim, é possível entender a grandiosidade de todo o processo para ela gerar um filho.
2024/05/29 07:00:01
Back to Top
HTML Embed Code: