Telegram Web Link
17 de Abril de 2024

Leitura do dia:
Romanos 1 ao 3



Hoje voltamos para o Novo Testamento, e quero começar com uma pergunta.
O que é a Palavra de Deus?

Deus nos deu sua Palavra para que possamos fazer uma avaliação racional do seu julgamento e então decidir se vamos obedecê-lo ou não. Ele nos deu sua Palavra porque ela é verdade e vida.

Devemos obedecê-la sem questionar, mas com confiança firme. Seguir nossos próprios julgamentos em desobediência à Palavra de Deus é colocar-nos no lugar de Deus. A Palavra é o “manual” de todos aqueles que acreditam em Deus através de seu Filho Jesus.

A epístola de Paulo aos romanos é o grito de alegria de Paulo a um mundo perdido. Em Romanos, Paulo mostra-nos o método de Deus para fazer do ser humano culpado um ser humano livre. Paulo revela a necessidade do pecador e a seguir apresenta o que ele pode receber pela fé: a justiça de Deus – Cristo, nossa justiça. A justiça de Deus é uma pessoa, Jesus Cristo. Ninguém entrará no céu com uma justiça menor do que a de Cristo.

A salvação não vem por obras, elas são abomináveis; não vem pela raça, ela está sob a maldição da morte; não vem pelo caráter, pois ele é como trapos imundos. Há só uma salvação, a que vem pela aceitação do Evangelho de Cristo.

Por que o ser humano precisa da salvação? Porque é pecador. Deus conhece o retrato humano e nos dá um retrato dele. Mostra o que encontra em todos nós, e o que descobre é terrível.

O coração é mais enganoso que qualquer outra coisa e sua doença é incurável. Quem é capaz de compreendê-lo?
Jeremias 17:9

Todos se desviaram, tornaram-se juntamente inúteis; não há ninguém que faça o bem, não há nem um sequer.
Romanos 3:12

Paulo prova esses fatos nos três primeiros capítulos de Romanos.

Você já pediu que o Espírito Santo esquadrinhe e ilumine seu coração? Se o fez, então sabe que precisa de um Salvador.

A palavra “pecado”, no original, significa “errar o alvo” – o padrão que Deus estabeleceu para nós. A Palavra de Deus diz:

Pois todos pecaram e estão destituídos da glória de Deus. Romanos 3:23

Você pode não ter errado tanto quanto outros que conhece, mas, perante Deus, está destituído de sua glória.

Somos todos pecadores porque nascemos numa raça decaída. Somos todos “filhos de Adão”. Essa é a nossa natureza.

Cristo nos salva não só da pena do pecado, mas também nos liberta de uma consciência de culpa e do poder do pecado. Essa consciência de culpa nos afasta do Deus vivo. Deus não precisa afastar o pecador. Este foge Dele por sua própria vontade.

Quando a justiça de Cristo é considerada como nossa, isso se chama justificação – o ser humano tornado justo perante Deus. O justo viverá pela fé. O ser humano não se torna justo por suas obras e sim por crer em Cristo. Não somente somos salvos pela fé, como também temos que viver pela fé, confiando em Cristo.

Ceres Silva
20 de de Abril de 2024

Leitura do dia:
Romanos 11 ao 13



A Palavra de Deus é um livro espiritual, e o único que traz revelação desse livro é o Espírito Santo de Deus. Por isso, não desanime se você não entender algumas partes, mas se humilhe sob a poderosa mão de Deus e persevere, que no tempo certo Ele vai abrir seus olhos.
Seria impossível conseguir explicar em um pequeno trecho três capítulos desta carta tão divina que é Romanos. Ainda bem que temos o Espírito Santo e dependemos totalmente Dele! Creio que Ele vai revelar aquilo que cada um precisa.

Quero destacar um versículo do capítulo 11.

Pois os dons e o chamado de Deus são irrevogáveis. Romanos 11:29

Depois que o Espírito Santo de Deus passa a habitar dentro de nós, Deus nos dá dons para que sejam usados no serviço cristão para honra e gloria de Jesus. E eles serão aperfeiçoados de acordo com nossa comunhão com Deus.
Porém, temos que nos ater em uma coisa. Como Deus não tira os dons que Ele nos dá, precisamos ter o cuidado de não usá-los em desacordo com a vontade de Deus, ou seja, em vez de glorificar a Deus com nossos dons, passarmos a buscar glória para nós mesmos.

Romanos 12 nos ensina a respeito da nova vida, a vida de Deus em nós. A partir do momento que Ele habita em nós, nosso “manual”, que é a Palavra de Deus, nos ensina como ter uma vida comprometida com nosso Deus e com nosso próximo.

As cartas de Paulo sempre incluem uma sessão prática instruindo os cristãos sobre como viver diariamente. Paulo inicia com um apelo ao amor – o primeiro fator motivador na vida cristã. O comportamento ou caráter semelhante ao de Cristo inclui a demonstração de amor genuíno (sem hipocrisia): evitando o mal e apegando-se ao bem; respeitando os outros; sendo diligentes no serviço; demonstrando esperança, alegria, paciência e perseverança; atendendo às necessidades dos outros, demonstrando hospitalidade; vivendo humilde e pacificamente; e retribuindo o mal com o bem. E nunca esquecendo que essas ações são frutos de filhos de Deus, daqueles que têm o Espírito Santo de Deus. Essas ações jamais partiriam de nós sem a presença do próprio Deus habitando em nós.
Precisamos também, por amor a Deus, obedecer e respeitar as autoridades estabelecidas. E clamar para que a nossa vida gire em torno deste mandamento:

Todos [os mandamentos] se resumem neste preceito: “Ame o seu próximo como a si mesmo”. O amor não pratica o mal contra o próximo. Portanto, o amor é o cumprimento da Lei.
Romanos 13:9-10

Ceres Silva
21 de de Abril de 2024

Leitura do dia:
Romanos 14 ao 16

Dos capítulos 12:9 ao 15:13, Paulo ensina sobre como nos relacionar como cristãos, como imitadores de Cristo.

Aceitem o que é fraco na fé sem discutir assuntos controvertidos.
Romanos 14:1

A nossa liberdade em Cristo se limita por um profundo respeito pelos outros. Portanto, não há nenhuma base para julgamento. Os mais fracos não deveriam ser ridicularizados ou tratados com desprezo. Tampouco os cristãos mais fracos deveriam condenar os mais fortes. Pôr “tropeço ou escândalo” se refere a qualquer atitude ou ação que leve outro cristão a pecar ou a se sentir confuso a respeito do caráter e dos propósitos de Deus.
Essas atitudes encorajam a harmonia e unidade dentro da igreja. A liberdade deve ser julgada pelo amor. Porque devemos amar uns aos outros assim como Jesus nos amou.

Portanto, você, por que julga seu irmão? E por que despreza seu irmão? Pois todos compareceremos diante do tribunal de Deus. [...] Assim, cada um de nós prestará contas de si mesmo a Deus.
Romanos 14:10 e12

Precisamos guardar essa palavra em nosso coração e esperar por ela todos os dias, afinal não sabemos quando estaremos diante de Deus.

Por isso:

Deixemos de julgar uns aos outros. Em vez disso, façamos o propósito de não pôr pedra de tropeço ou obstáculo no caminho do irmão.
Romanos 14:13

Quando cremos em Jesus, somos transportados do reino das trevas para o reino de Jesus. E como o reino Dele é?

Pois o Reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, paz e alegria no Espírito Santo; aquele que assim serve a Cristo é agradável a Deus e aprovado pelos homens.
Romanos 14:17-18

Esse Reino é conquistado por esforço.

Por isso, esforcemo-nos em promover tudo quanto conduz à paz e à edificação mútua. Romanos 14:19

A Palavra de Deus é o “manual” que nos ensina a viver nesse reino e a receber as promessas dele.

Pois tudo o que foi escrito no passado foi escrito para nos ensinar, de forma que, por meio da perseve- rança e do bom ânimo procedentes das Escrituras, mantenhamos a nossa esperança.
Romanos 15:4

E é a Palavra de Deus que alimenta nosso espírito através do Espírito Santo de Deus para que o amor de Deus seja derramado em nosso coração e derramado através de nós naqueles que vivem nosso redor.

Portanto, aceitem-se uns aos outros, da mesma forma com que Cristo os aceitou, a fim de que vocês glorifiquem a Deus.
Romanos 15:7

Jesus é nosso exemplo perfeito. E quando derramamos o seu amor, as pessoas mudam mais rápido. Uma atmosfera de amor sempre será melhor do que uma atmosfera de crítica. E quando escolhemos fazer o bem, Deus nos abençoará e nos fortalecerá, em nome de Jesus.

Que o Deus da esperança os encha de toda alegria e paz, por sua confiança nele, para que vocês trans- bordem de esperança, pelo poder do Espírito Santo.
Romanos 15:13

Fiquemos firmes no Senhor e na força do seu poder, porque Jesus veio e voltará. Fiel é aquele que nos prometeu cumprir suas promessas. Se não nos cansarmos de fazer o bem, no tempo certo colheremos as bênçãos daquilo que nos foi outorgado.

Em breve o Deus da paz esmagará Satanás debaixo dos pés de vocês. A graça de nosso Senhor Jesus seja com vocês.
Romanos 16:20

Deus o abençoe!

Ceres Silva
22 de de Abril de 2024

Leitura do dia:
2Reis 1 ao 4



Voltamos para o Velho Testamento. Que o Espírito Santo nos fortaleça e continue falando conosco!

Há muito tempo Deus falou muitas vezes e de várias maneiras aos nossos antepassados por meio dos profetas, mas nestes últimos dias falou-nos por meio do Filho, a quem constituiu herdeiro de todas as coisas e por meio de quem fez o universo. O Filho é o resplendor da glória de Deus e a expressão exata do seu ser, sustentando todas as coisas por sua palavra poderosa. Depois de ter realizado a purificação dos pecados, ele se assentou à direita da Majestade nas alturas, tornando-se tão superior aos anjos quanto o nome que herdou é superior ao deles.
Hebreus 1:1-4

Os profetas tinham um papel muito importante no Velho Testamento porque Deus falava através deles. Havia uma barreira, que era o pecado, que nos separava da presença de Deus e nos impedia de ouvir a sua voz. No entanto, depois de Jesus, o véu foi rasgado, o caminho se abriu e tudo se consumou.

Através de Jesus, temos novamente acesso a Deus através do Espírito Santo que habita em nós. Hoje Deus fala conosco através de Jesus.

Respondeu Jesus: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, a não ser por mim”. João 14:6

Com essa verdade firmada em nosso coração, será mais fácil recebermos a revelação da Palavra de Deus. O homem natural não pode compreender as coisas de Deus, apenas o homem espiritual, porque elas se discernem espiritualmente. Sem Jesus, não há comunhão com Deus e muito menos revelação da sua Palavra, que é o caminho para isso. A Palavra de Deus nos liberta das mentiras deste mundo e nos limpa para vivermos a realidade de um reino espiritual, que é o reino de Jesus.

Disse Jesus aos judeus que haviam crido nele: “Se vocês permanecerem firmes na minha palavra, verdadeiramente serão meus discípulos. E conhecerão a verdade, e a verdade os libertará”.
João 8:31-32

Quantas riquezas nesses quatro primeiros capítulos de 2 Reis! Seria impossível descrever em poucas palavras tanta manifestação da gloria de Deus. Mas apesar de eu não poder fazer isso, se você tiver sede de entender essas palavras, o Espírito Santo pode se revelar a você.

Dependemos Dele, totalmente Dele!
Aprendemos aqui mais da vida do profeta Elias e de seu arrebatamento para Deus. Elias e Enoque (ver Gênesis 5.24) não experimentaram a morte. Foram levados imediatamente à presença de Deus.

Também lemos a respeito do sucessor de Elias, o profeta Eliseu, homem determinado em seguir ao Senhor e a não largar seu mestre sob nenhuma hipótese.

No caminho disse-lhe Elias: “Fique aqui, pois o Senhor me enviou a Betel”. Eliseu, porém, disse: “Juro pelo nome do Senhor e por tua vida que não te deixarei ir só”. Então foram a Betel. [...] Então Elias lhe disse: “Fique aqui, Eliseu, pois o Senhor me enviou a Jericó”. Ele respondeu: “Juro pelo nome do Senhor e por tua vida que não te deixarei ir só”. Desceram então a Jericó. [...] Em seguida Elias lhe disse: “Fique aqui, pois o Senhor me enviou ao rio Jordão”. Ele respondeu: “Juro pelo nome do Senhor e por tua vida que não te deixarei ir só!” Então partiram juntos.
2Reis2:2,4,6

Eliseu tomou posse da porção dobrada daquilo que Deus havia dado a Elias, ele buscou e encontrou.

História como a da viúva de um profeta de Deus e também da sunamita: mulheres que, apesar de serem anônimas, experimentaram grande poder de Deus; apesar de não terem seus nomes registrados na Bíblia, certamente o nome delas está escrito no livro da vida para sempre.
E Eliseu, com aquilo que aprendeu de Elias, continuou ensinando e abençoando outros profetas e levando adiante a porção que Deus havia confiado a ele.

Ceres Silva
*Mulheres da Bíblia Ensinando Mulheres*

*Ana* - uma mãe de Oração

_Por este menino orava eu; e o Senhor me concedeu a minha petição que eu lhe tinha pedido_
1a Samuel 1:27

🌸 Seja uma mãe que ora pelos filhos.

🛐 Gere filhos em seus joelhos.

📍 Nunca desista de orar por seus filhos

💚 *Perseverança* : permaneça firme na sua missão de Intercessora.

Miriam Delfino
Áudio de Lilian Jahnke Santana
Confesso para vocês, achei que Deus ia me dar um descanso, mas percebo que Ele não gosta muito de trabalhar com pessoas que não querem sair da zona de conforto. E como não teve descanso, olha que eu tinha muitas provas incontestáveis que precisa do mesmo, rsrs, Ele mandou a gente prosseguir.

Amanhã vamos dar início a um estudo simples, mas libertador.

Esperando vocês as 8:00Hs no meu insta e que Deus nos dê graça sobre graça!

Ceres Silva 🤍
23 de de Abril de 2024

Leitura do dia:
2Reis 5 ao 7


Se você não conhece a maravilhosa história de Naamã, leia os capítulos de hoje e seja tremendamente abençoado.
Naamã tinha um cargo muito importante, mas tinha uma doença incurável, a lepra.

Naamã, comandante do exército do rei da Síria, era muito respeitado e honrado pelo seu senhor, pois por meio dele o Senhor dera vitória à Síria. Mas esse grande guerreiro ficou leproso.
2 Reis 5:1

Deus teve misericórdia desse homem, porém, a cura não veio de acordo com a sua vontade, mas de acordo com a vontade de Deus.
A humildade foi o caminho escolhido por Deus para a cura de Naamã. Ele resistiu no início, mas ouviu o conselho de seus servos, escolheu o caminho da humilhação e foi curado.
Como ele foi curado? E através de quem?

Eliseu enviou um mensageiro para lhe dizer: “Vá e lave-se sete vezes no rio Jordão; sua pele será restau- rada e você ficará purificado”.
2 Reis 5:10

Eliseu, o profeta de Deus, que não se curvava diante de pessoas influentes, mas apenas diante de Deus, foi o vaso que Deus usou para a cura. Naamã foi muito humilhado e ficou muito irado.

Mas Naamã ficou indignado e saiu, dizendo: “Eu estava certo de que ele sairia para receber-me, invocaria em pé o nome do Senhor, o seu Deus, moveria a mão sobre o lugar afetado e me curaria da lepra”.
2 Reis 5:1

O poderoso homem de guerra achou que além de impressionar o profeta com sua presença ainda escolheria a maneira pela qual seria curado. Porém, ele podia até ser um grande homem de guerra, mas não sabia o que era um grande profeta usado por Deus.

Mas por insistência de seus servos, Naamã obedeceu ao profeta mesmo sem concordar com as suas ações. A sua obediência lhe trouxe a cura.
Assim ele desceu ao Jordão, mergulhou sete vezes conforme a ordem do homem de Deus e foi purifi- cado; sua pele tornou-se como a de uma criança.
2 Reis 5:14

A cura de Naamã foi um sinal através do qual ele também creu no Deus de Israel.

Então Naamã e toda a sua comitiva voltaram à casa do homem de Deus. Ao chegar diante do profeta, Naamã lhe disse: “Agora sei que não há Deus em nenhum outro lugar, senão em Israel. Por favor, aceita um presente do teu servo”.
2 Reis 5:15

Como a humildade precede a honra e a soberba precede a ruína!
Será que existe alguma atitude de soberba em seu coração impedindo que você receba o milagre de Deus? A minha oração é que o Espírito Santo toque seu coração e leve você a escolher o caminho para a sua cura.
Ainda que a princípio seja um caminho de humilhação, se você escolher se sujeitar, isso não há de ser comparado com a grandeza do milagre que há de vir sobre sua vida, em nome de Jesus!

Ceres Silva
Gratidão por essa mesa e pelo quanto Ele tem nos alimentado.

Não apenas retenha, mas compartilha essa palavra que tem o poder de transformar vidas.

Deus abençoe
Ceres Silva
2024/05/16 07:56:22
Back to Top
HTML Embed Code: