Telegram Web Link
This media is not supported in your browser
VIEW IN TELEGRAM
Lição da Escola Sabatina
4° Trimestre 2025
Lições de fé no livro de Josué
Lição 4-
18 a 24 de outubro
Tema: O conflito por trás de todos os conflitos

19 de outubro- O Príncipe do exército do Senhor

No Aplicativo
https://sabbath-school.adventech.io/pt/2025-04/04/02
No site https://mais.cpb.com.br/licao/o-conflito-por-tras-de-todos-os-conflitos-4o-trimestre-2025/#LicaoDomingo
●PDF.
https://www.tg-me.com/palavraeficaz/119763
.
This media is not supported in your browser
VIEW IN TELEGRAM
This media is not supported in your browser
VIEW IN TELEGRAM
Devocional Diário-Descobertas da fé
19 de
outubro

QUE DEUS ADORAMOS?

O Senhor disse a Abrão: “Saia da sua terra, da sua parentela e da casa do seu pai e vá para a terra que lhe mostrarei.” Gênesis 12:1

A idolatria é uma distorção da imagem de Deus. Por isso, quando Deus chamou Abrão, Ele o fez sair do ambiente idólatra em que vivia. Basta fazer uma pesquisa nos documentos mesopotâmicos mais antigos para entender por que Deus o mandou sair daquela terra. O politeísmo e a idolatria cresciam dia a dia na região de Ur.

Os mais antigos tabletes cuneiformes encontrados em Uruk (ou Ereque) e Kish mencionam que apenas dois deuses eram adorados na região: Anu, o senhor do céu, e Inrieni, sua companheira. Depois, passam a falar de três, quatro, cinco deuses, e assim por diante, chegando ao total de 750 divindades diferentes. Após o fim da civilização sumeriana, por volta do segundo milênio antes de Cristo, o panteão mesopotâmico chegou a 5 mil deuses. Era uma divindade para cada gosto.

O tipo de Deus que adoramos tem muito a ver com o tipo de pessoas que nos tornamos. Não é por menos que muitos preferem a idolatria ao culto ao Deus verdadeiro. Afinal, as pessoas não tendem a ser moralmente melhores do que os deuses que cultuam!

Muitos pensam que a falsa adoração se sustenta apenas com ideias mentirosas, mas nem sempre é assim. A astúcia de Satanás muitas vezes está em usar a verdade contra a verdade. Como assim? Gerando desequilíbrio entre duas coisas que Deus disse e promovendo o extremismo. Por exemplo, Deus disse que a salvação é pela graça, mas isso pode ser levado a um extremo que acabe anulando o papel da lei no processo. As boas ações podem não ser o meio, a causa de nossa salvação, mas certamente são o resultado dela. Por outro lado, é possível exagerar o papel da lei ao ponto de criar um legalismo que anula a graça. Por isso dizem que “extremismo” é um lado da verdade que ficou louco!

O mesmo ocorre com a imagem de Deus. O extremo pode distorcê-la fazendo de Deus um ditador ou um ser inofensivo. Quando perguntaram a Einstein se ele cria em Deus, sua resposta foi: “Diga-me primeiro o que você entende por Deus, então poderei dizer se creio ou não Nele.” Parafraseando o ditado popular: “Diga-me com quem andas e te direi quem és”, poderíamos dizer: “Diga-me que Deus tu adoras e te direi quem és.”

Devocional Diário: 19 de Outubro - QUE DEUS ADORAMOS? | Descobertas da Fé
https://youtube.com/watch?v=wRVEsKEkH5M&si=AvG7Ms0epmNfoGWy
💌
Devocional Jovem: 19 de Outubro - A ARCA | Autêntico

A ARCA

Faça uma arca de tábuas de cipreste. Nela você fará compartimentos e a revestirá com betume por dentro e por fora. Gênesis 6:14, NAA


Em 2022, visitei a réplica em tamanho real da arca de Noé nos Estados Unidos. Olhar para a arca é uma cena impressionante, tanto por seu tamanho quanto pela história que ela representa. O grupo criacionista responsável pelo projeto se preocupou com os detalhes, buscando a maior proximidade possível com o texto bíblico.

Permaneci dentro da arca por cerca de uma hora. Embora tenha sido uma experiência especial, não posso negar que fiquei imaginando como seria passar um ano lá dentro. Naquela época, não havia um sistema de refrigeração e congelamento de alimentos. O pouco acesso à luz solar também deve ter deixado o ambiente mais sombrio e triste. O barulho naquele ambiente fechado devia ser ensurdecedor. O odor vindo dos animais e de suas fezes provavelmente gerava, na família humana, saudade do ar puro. Além disso, o balanço da arca nas águas agitadas certamente provocava náuseas.

Com essa experiência, pude entender de modo mais concreto que passar um ano na arca não deve ter sido uma experiência fácil. Por outro lado, compreendi que lá era o melhor lugar para alguém estar em meio a um dilúvio. Quem ficou do lado de fora também percebeu isso. Infelizmente, já era tarde demais.

Vejo a igreja como uma espécie de arca dos nossos dias. Nem sempre é fácil a convivência dentro dela, pois nela encontramos diferentes tipos de pessoas com os problemas inerentes à natureza pecaminosa: mentira, inveja, falsidade, vaidade, traição, entre outras manifestações de defeitos de caráter. Mesmo assim, por mais difícil que seja, a igreja de Deus ainda é o ambiente mais seguro para estarmos, pois ali você encontrará Aquele que pode salvar sua vida.

Deus estabeleceu Sua igreja como uma arca de salvação para você. Nunca pense que dentro dela não haverá problemas. Ao encontrá-los, não saia da arca. Tente superá-los. Lembre-se de que lá é o melhor lugar para se estar em meio à tempestade.

https://youtube.com/watch?v=2zYqJjPLmRU&si=YtVCDX_Hns_n46jM
💌
Devocional da Mulher - Amor Perfeito
18 de outubro


Persistência

Que diremos, então, à vista destas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós? Romanos 8:31


Não sabemos qual era o nome da viúva a quem Jesus Se referiu numa parábola. Ela estava em apuros e o juiz que poderia ajudá-la não era temente a Deus nem se importava com os problemas dos outros. “Havia também, naquela mesma cidade, uma viúva que sempre o procurava, dizendo: ‘Julgue a minha causa contra o meu adversário’” (Lc 18:3). No entanto, Jesus disse que a viúva foi tão insistente que o juiz se apressou em julgar seu caso e obter justiça para ela.

Depois, havia a mulher cananeia. Ela era uma mãe desesperada que queria a ajuda de Jesus para sua filha possuída por demônios. A princípio, Ele pareceu não ouvi-la. Aquela aparente atitude de desprezo fez com que ela persistisse ainda mais na busca por um milagre. Sua persistência superou a hostilidade e o medo que estavam tomando conta da mente dela. Quando as barreiras étnicas foram superadas, aquela mulher declarou que acreditava no poder de Cristo para curar a filha dela. Jesus reavivou sua fé e libertou seu coração perturbado.

Deus não faz acepção de pessoas. Embora a mãe desesperada e a filha possuída fossem estrangeiras, Jesus as ajudou. No fim, Ele usou esse incidente como exemplo de perseverança e fé, dizendo: “Mulher, que grande fé você tem!” (Mt 15:28). A persistência é algo que devemos cultivar. Muitas mulheres desistem da luta antes mesmo da batalha, pois acham que vão perder a guerra. Elas temem não serem fortes o suficiente para vencer. Mas é diante de luta que a fé se fortalece. Na esperança e na oração Deus revela Seus planos para nós. Se Ele for à nossa frente, nunca seremos derrotadas pelo inimigo.

Querida amiga, levante a cabeça – assim como a mulher cananeia, a viúva e tantas outras – e persista em direção aos seus objetivos. Precisamos de justiça e de libertação dos nossos medos, portanto, devemos crer que não fomos esquecidas, que somos amadas. Deus é por nós em nossas lutas internas e externas. Ele é por nossas famílias, nosso trabalho, nossos amigos e principalmente por nossa fé. Não precisamos desanimar com os “gigantes” que estão à nossa frente, porque existe um Deus poderoso para travar as nossas batalhas. Com Ele somos mais que vencedoras!

Sueli da Silva Pereira

https://mais.cpb.com.br/meditacao/persistencia/
🙏1
💌
Devocional da Mulher: Amor Perfeito
19 de Outubro

Um gambá!

O Senhor é a minha rocha, a minha fortaleza, o meu libertador; o meu Deus, o meu rochedo em que me refugio; o meu escudo, a força da minha salvação, o meu alto refúgio. Salmo 18:2


Há alguns meses, eu estava dirigindo por uma estrada no estado do Arizona, Estados Unidos, quando um odor forte e desagradável atingiu meu nariz. Eu imediatamente soube o que era. Um gambá! Os gambás não são nativos da Europa, Austrália, África, Ásia continental ou Caribe. Gambás são pequenos mamíferos (aproximadamente do tamanho de um gato grande ou de um cachorro pequeno) nativos da América do Norte e do Sul. Embora sua coloração possa variar, eles normalmente são pretos com uma longa faixa branca nas costas, que vai até a ponta da cauda. Os gambás têm a capacidade de borrifar um líquido com cheiro podre (que contém ácido sulfúrico) como forma de se defenderem. Depois de sentir o cheiro de um gambá, você nunca mais se esquece.

À medida que continuei dirigindo pela estrada, o fedor foi ficando cada vez pior. Como eu esperava, logo passei pela carcaça do pequeno gambá. Os gambás borrifam contra pessoas, cães e qualquer outra coisa que considerem seus inimigos – incluindo carros e caminhões. Os pobres gambás não têm noção de que seu mau cheiro não vai impedir que um veículo os atropele.

Continuei dirigindo, sentindo tristeza pelo pobre gambá, mas, depois, comecei a pensar nos paralelos espirituais que encontramos aqui. Os gambás tentam se defender dos carros usando seu cheiro desagradável. Mas, inevitavelmente, alguns são atropelados e mortos. Da mesma forma, sozinhas não podemos nos defender contra as artimanhas do nosso inimigo, o diabo. Somente um relacionamento com Jesus Cristo nos manterá seguras! Podemos reclamar a seguinte promessa: “Em Deus faremos proezas, porque Ele mesmo pisará os nossos adversários” (Sl 60:12).

Sozinhas, não somos capazes de nos proteger – tal como um pequeno gambá não consegue se proteger contra um veículo enorme com centenas de vezes o seu tamanho. Mas nosso poderoso Deus é o Rei do Universo e Ele e os Seus anjos estão prontos para nos proteger. Não sejamos como os gambás, que tentam se defender sozinhos. Em vez disso, reclamemos a seguinte promessa: “O Senhor me livrará também de toda obra maligna e me levará salvo para o seu Reino celestial. A Ele, glória para todo o sempre. Amém!” (2Tm 4:18).

Amanda Nicole Gaspard Collins

https://youtube.com/watch?v=whwvsDug8AE&si=GLEEMpHtTHlCggc6
2025/10/23 02:12:40
Back to Top
HTML Embed Code: