Telegram Web Link
This media is not supported in your browser
VIEW IN TELEGRAM
This media is not supported in your browser
VIEW IN TELEGRAM
Devocional Diário - Descobertas da fé
18 de
outubro

ASSASSINOS

Vocês ouviram o que foi dito aos antigos: “Não mate.” E ainda: “Quem matar estará sujeito a julgamento.” Mateus 5:21

Elevando-se imponentemente no sopé do monte Hermom, em Israel, encontra-se um castelo conhecido como Ninrode. Diz a lenda que, durante uma visita ao local, o fundador de Babel ficou incomodado com os mosquitos e, na tentativa de resolver o problema, substituiu sua cabeça por uma de ouro através de magia, acreditando que os insetos não iriam se aproximar dele. No entanto, o resultado foi fatal. Ninrode acabou morrendo, e seus súditos o enterraram no vale, que continua infestado de mosquitos até hoje.

Lendas à parte, a verdade é que o castelo foi construído na Idade Média e não tem nada a ver com o Ninrode bíblico. Ele pertenceu ao governador Al-Maliq al-‘Aziz e serviu como posto militar para impedir o avanço dos cruzados. Conta-se que ali se estabeleceu uma célula dos hashashin, um grupo islâmico que praticava assassinatos sob encomenda.

Alguns estudiosos dizem que o nome hashashin deriva de uma antiga palavra árabe que significa “fundamentalistas”. Outros sugerem que vem do fato de eles se drogarem com haxixe antes de cometerem o crime, pois a substância estimulava a matança a sangue frio. Seja como for, o nome “assassinos” veio de hashashin, inspirando até mesmo o jogo Assassin’s Creed.

Embora o termo seja novo, a diferença entre matar e assassinar era um conceito claro antigamente. Por isso, eles não viam contradição entre o mandamento “não matar” e a ordem para combater um exército inimigo. O termo era especificado para diferenciar a morte criminosa da acidental ou defensiva.

Jesus foi em sentido contrário. Em vez de estreitar o significado para evidenciar quando não é pecado matar, Ele o ampliou para abarcar atitudes que, mesmo não indo a júri popular, são dolosas aos olhos de Deus. Isso inclui o assassinato de reputações.

Aquele que insulta seu irmão e se ira por motivos fúteis está quebrando o mandamento de Deus. A raiva, assim como a droga dos hashashin, entorpece o bom senso e conduz à rivalidade. As aparências podem esconder o crime, mas a perícia de Deus revela em nossas mãos o sangue de quem assassinamos, assim como fez com Caim. Somente o arrependimento sincero pode eliminar o delito que nos impede de ver a Deus.

https://mais.cpb.com.br/meditacao/assassinos/
💌
Devocional Jovem - Autêntico 
18 de outubro


DOIS EM UM

Esposas, cada uma de vocês deve se sujeitar ao seu marido, como ao Senhor [...]. Maridos, cada um de vocês deve amar a sua esposa, assim como Cristo amou a igreja e entregou-Se por ela. Efésios 5:22, 25

“O casamento faz de duas pessoas uma só, difícil é determinar qual será.” A frase atribuída a William Shakespeare reconhece, ao mesmo tempo, o vínculo indissolúvel e os desafios do casamento. No relato da criação, vemos a imagem de Deus reproduzida no ser humano por meio da união harmoniosa e complementar entre o homem e a mulher. “Então, Deus criou o ser humano à Sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou” (Gn 1:27).

De fato, o casamento é uma composição que busca a unidade. Na associação de duas vidas, o objetivo é que elas se tornem uma só. Essa união não é resultado do controle de um sobre o outro, mas da construção mútua, em que ambos se reconhecem no outro à medida que buscam uma vida harmoniosa.

Ideias que defendem o controle de um dos sexos, portanto, não encontram respaldo bíblico. “E o que dizer do verso de hoje?”, alguns podem interrogar. Acontece que muitos ignoram que, após o verso 22 de Efésios 5, existe a seguinte declaração: “Maridos, cada um de vocês deve amar a sua esposa, assim como Cristo amou a igreja e entregou-se por ela” (Ef 5:25). Assim, o propósito de Deus revelado no contexto geral é uma submissão em amor.

A opressão da mulher ou seu rebaixamento jamais será defendido por um homem que a ame como Cristo amou a igreja. Se seu namorado não está agindo de acordo com essa visão, cuidado! Você pode estar entrando em um relacionamento tóxico. É melhor fugir disso!

Cristo amou a igreja e deu Sua vida por ela. Quem ama não luta para mandar, mas se dispõe a servir e a se sacrificar. Você está disposto a reproduzir essa imagem de Deus em seu relacionamento?

https://mais.cpb.com.br/meditacao/dois-em-um/
💌
Devocional da Mulher - Amor Perfeito
18 de outubro


Persistência

Que diremos, então, à vista destas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós? Romanos 8:31


Não sabemos qual era o nome da viúva a quem Jesus Se referiu numa parábola. Ela estava em apuros e o juiz que poderia ajudá-la não era temente a Deus nem se importava com os problemas dos outros. “Havia também, naquela mesma cidade, uma viúva que sempre o procurava, dizendo: ‘Julgue a minha causa contra o meu adversário’” (Lc 18:3). No entanto, Jesus disse que a viúva foi tão insistente que o juiz se apressou em julgar seu caso e obter justiça para ela.

Depois, havia a mulher cananeia. Ela era uma mãe desesperada que queria a ajuda de Jesus para sua filha possuída por demônios. A princípio, Ele pareceu não ouvi-la. Aquela aparente atitude de desprezo fez com que ela persistisse ainda mais na busca por um milagre. Sua persistência superou a hostilidade e o medo que estavam tomando conta da mente dela. Quando as barreiras étnicas foram superadas, aquela mulher declarou que acreditava no poder de Cristo para curar a filha dela. Jesus reavivou sua fé e libertou seu coração perturbado.

Deus não faz acepção de pessoas. Embora a mãe desesperada e a filha possuída fossem estrangeiras, Jesus as ajudou. No fim, Ele usou esse incidente como exemplo de perseverança e fé, dizendo: “Mulher, que grande fé você tem!” (Mt 15:28). A persistência é algo que devemos cultivar. Muitas mulheres desistem da luta antes mesmo da batalha, pois acham que vão perder a guerra. Elas temem não serem fortes o suficiente para vencer. Mas é diante de luta que a fé se fortalece. Na esperança e na oração Deus revela Seus planos para nós. Se Ele for à nossa frente, nunca seremos derrotadas pelo inimigo.

Querida amiga, levante a cabeça – assim como a mulher cananeia, a viúva e tantas outras – e persista em direção aos seus objetivos. Precisamos de justiça e de libertação dos nossos medos, portanto, devemos crer que não fomos esquecidas, que somos amadas. Deus é por nós em nossas lutas internas e externas. Ele é por nossas famílias, nosso trabalho, nossos amigos e principalmente por nossa fé. Não precisamos desanimar com os “gigantes” que estão à nossa frente, porque existe um Deus poderoso para travar as nossas batalhas. Com Ele somos mais que vencedoras!

Sueli da Silva Pereira

https://mais.cpb.com.br/meditacao/persistencia/
2025/10/21 11:37:13
Back to Top
HTML Embed Code: