Telegram Web Link
✳️ MINISTÉRIO BULLÓN
DEVOCIONAL DIÁRIO

19 de outubro

CONVERSAS FRÍVOLAS

Foge da presença do homem insensato, porque nele não divisarás lábios de conhecimento. Prov. 14:7.

Muitos conselhos de Salomão podem parecer preconceituosos. Dão a impressão de que os sábios devem olhar para os insensatos como se tivessem alguma doença contagiosa e passar longe deles. O verso de hoje poderia ser visto desse modo. “Foge da presença do insensato”, afirma Salomão.

O homem ou a mulher que segue os conselhos divinos não pode tornar-se uma ilha, um ermitão ou formar um grupo exclusivista. Jesus disse: “Vós sois o sal da terra.” Mat. 5:13. O sal tem que se misturar com os alimentos que o rodeiam para dar sabor. Não pode cumprir a sua missão guardado na prateleira. Portanto, encontramos aqui uma aparente contradição bíblica. Jesus afirma uma coisa, enquanto Salomão afirma outra. É assim? Não. Jesus está falando da missão. Salomão, do preparo para o cumprimento da missão.

Em outra ocasião, Jesus pediu ao Seu Pai, referindo-se a nós: “Não peço que os tires do mundo, e sim que os guardes do mal.” João 17:15. Essa declaração de Jesus explica a aparente contradição. Precisamos viver entre as pessoas, precisamos amá-las e ser companheiros delas em todos os momentos e circunstâncias do cotidiano, mas isso não envolve participar das atividades onde são ditas ou são feitas coisas que não edificam.

O conselho do sábio hoje, numa linguagem simples, é: “Fique longe de pessoas que começam a falar tolices porque, em reuniões dessa natureza, você não tem nada a aprender.”

O tempo é um dom valioso. Um dia, teremos que prestar conta da maneira como o usamos. Se você contabilizasse as horas que são desperdiçadas em conversas que não edificam, e que podem até destruir seus valores, você veria que lata vazia faz muito barulho, mas infelizmente não contribui para nada. Fuja de conversas desse tipo. Uma pessoa sábia usa o tempo para construir, não para destruir.

Faça de hoje um dia de atenção aos outros. As pessoas não estão interessadas em saber quem você é ou quanto você sabe, a não ser que você se importe com elas. Você só conseguirá isso, se tiver o amor de Cristo no coração. Tenha um dia feliz. E não se esqueça: “Foge da presença do homem insensato, porque nele não divisarás lábios de conhecimento.”

https://youtu.be/Vq73zrAqO6I?si=HV--_Kv_UoX43IjE
💌
👶🏼👧🏼 Devocional Kids - Natureza

19 de outubro

DOMADOR DE LÍNGUA

"O ser humano consegue domar toda espécie de animal, ave, réptil e peixe, mas ninguém consegue domar a língua." Tiago 3:7, 8

Domar um animal significa amansá-lo para que possa conviver harmoniosamente com as pessoas. Por exemplo, em alguns países da África, no século 19, as zebras foram domadas para puxar carroças.

Animais ferozes, como leões, tigres e cobras píton, também são domados com frequência. Alguns convivem bem com seus domadores por um tempo, mas em algum momento acabam ferindo-os. Outros parecem se adaptar melhor à vida com os seres humanos, principalmente se forem domados ainda filhotes.

Existe algo muito difícil de domar: a língua. Muitas vezes, falamos demais ou sem pensar e ferimos as pessoas. Tiago reconheceu essa dificuldade ao escrever que é difícil domá-la.

Domar a língua significa controlar o que falamos. Embora seja um desafio para nós, para Deus nada é impossível. Você enfrenta dificuldades para controlar a lingua? Peça ajuda a Ele, que certamente o auxiliará.

ORAÇÃO

Senhor, me ajude a controlar aquilo que eu falo.
This media is not supported in your browser
VIEW IN TELEGRAM
This media is not supported in your browser
VIEW IN TELEGRAM
Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse
Leitura Bíblica - Deuteronômio 33
Comentário Pr Heber Toth Armí


DEUTERONÔMIO 33 – Cheio de amor divino pelo povo, Moisés foi um exemplo de líder espiritual que proferiu bênçãos ao despedir-se das doze tribos do povo de Deus.

Note que, apesar de tantos erros cometidos por Israel, Moisés não mencionou qualquer pecado das tribos. Isso evidencia que “não podemos melhorar qualquer caráter defeituoso, criticando-o; podemos, sim, melhorá-lo prestando-lhe amoroso serviço. Nunca poderemos levar alguém para o Céu por meio da crítica; mas podemos, sim, fazê-lo pelo amor. É pelo amor, e não pela crítica, que Jesus conquista almas. O mesmo meio tem de ser empregado pelos Seus discípulos para conquistar e erguer outros” (Arthur Spalding).

Deus é revelado como justo, porém misericordioso; santo e ao mesmo tempo gracioso. “Ele é o Deus da aliança, da história, do tempo e do espaço. Esse retrato de Deus é particularmente verdadeiro nesses dois poemas [o cântico e a bênção], visto que a teologia de Deuteronômio 32 e 33 explica o caráter de Deus, Seus ensinamentos e Sua lei. Essa extraordinária concepção aponta para o gênio literário que está por trás dessa inspirada obra magna, demonstrando que Deuteronômio é uma obra de arte sacra – uma verdadeira obra prima que reflete um conhecimento íntimo de Deus. Seu pensamento teocêntrico é consistente, revelando um desejo constante pela prosperidade e felicidade do povo de Deus. O pensamento do livro é totalmente relacional e ancorado no amor de Deus pelas pessoas. Quando o afetuoso líder de Israel conclui suas obras irrompendo em poesia, ele não apenas contribui para exaltar a beleza de Deus, como também ajuda as pessoas a se lembrarem melhor de suas palavras” (Jirí Moskala).

“O último poema de Deuteronômio... captura a esperança messiânica. No contexto imediato dessas bênçãos, é explicado que, por causa da desobediência das pessoas, o desastre acontecerá ‘nos últimos dias’ (Dt 31:29)... uma alusão ao futuro e ao fim dos dias. Moisés prediz que o chasid [Fiel/Leal]... a quem o Tumim e o Urim pertencem, virá – Aquele que foi provado em Massá e contendeu ‘nas águas de Meribá’ (Dt 33:8). O verso 16 faz uma alusão messiânica semelhante que fala do nazir [Separado/Príncipe] como Aquele que é separado ou consagrado dentre os irmãos. Esses textos apontam para o Messias vindo das linhas sacerdotais e reais” (Moskala). Reavivemo-nos! – Heber Toth Armí.

#ebiblico #rpsp #palavraeficaz‌‌
🙏2
This media is not supported in your browser
VIEW IN TELEGRAM
DEUTERONÔMIO 33: Braços eternos | Reflexão: Pr. Michelson Borges

“O Deus eterno é a sua habitação e, por baixo de você, Ele estende os braços eternos.” Deuteronômio 33:27

Como é bom saber que o nosso Criador nos ama e nos segura com Seus braços eternos! Lembre-se disso quando estiver atravessando os desertos da vida e enfrentando lutas difíceis. Nada nem ninguém pode se opor ao Eterno!

Versos 12 e 29: ainda que o mundo desmorone ao redor, se estamos unidos a Deus temos paz e segurança. Aquele a quem o Senhor ama descansa em Seus braços (cf. Mt 11:28). E a verdadeira felicidade vem da certeza da salvação e da presença do Senhor.

Detalhe importante: neste capítulo, Moisés é chamado “homem de Deus”. Que honra! Que nós também sejamos considerados desta forma: homens e mulheres de Deus. Para abençoar as pessoas que nos rodeiam.

Promessa: Em meio às lutas da vida, às provações e aos tombos, como é bom saber que temos um Deus que nos ampara com braços eternos! Confie Nele.

https://youtu.be/w6jJbzg_AJM?si=eZmH-1HeJ9XVmDEj
🕊1
This media is not supported in your browser
VIEW IN TELEGRAM
This media is not supported in your browser
VIEW IN TELEGRAM
2025/10/25 16:14:22
Back to Top
HTML Embed Code: