Telegram Web Link
Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse
Leitura Bíblica – Oséias 5
Comentário: Pr. Heber Toth Armí


OSEIAS 5 – A infidelidade dos líderes reflete-se em toda uma nação. Líderes religiosos e políticos de Israel são condenados por serem como armadilhas, levando o povo à devassidão e idolatria, traição e adultério espiritual – prostituição da pior espécie.

Em Oseias 5:4 diz que “um espírito de prostituição está no coração” do povo, por isso, “não reconhecem o Senhor”. É triste saber que Deus pode estar amando-nos, chamando-nos e apelando-nos, e nossas “ações não [nos] permitem voltar para o [nosso] Deus”. Não há pior sentença do que Deus dizer: “Efraim aliou-se a ídolos; deixem-no só” (Oseias 4:17).

• Deus não é vingativo; Ele apenas permite que colhamos as consequências de nossas escolhas. Ele não é cruel, Ele é misericordioso e gracioso, e... respeitoso, pois não coage nossas decisões.

As dores, aflições e angústias são consequências de nossas atitudes: “Efraim está oprimido, esmagado pelo juízo, porque decidiu ir atrás dos ídolos” (Oseias 5:11), por mais que os transgressores foquem em Deus como culpado das consequências de suas atitudes (Oseias 5:12-14).

Sim, certamente Deus disciplina, e sempre visando correção (Oseias 5:2). Quando não há mais o que fazer, o juízo visa erradicar ao mal antes que o mal suplante ao bem (Oseias 5:3-10).

Idolatria não é apenas curvar-se diante de ídolos. Alianças políticas também se enquadram neste pecado (Oseias 5:13). A confiança colocada noutras instituições e poderes humanos em vez de em Deus, realça a culpa dos hipócritas religiosos que cobrem-se com uma capa de espiritualidade vazia.

• Quando não há transformação de vida, a religião perde sua essência, servindo para condenar os hipócritas religiosos que intentam maquiar suas práticas pervertidas.

• Jesus advertiu a liderança religiosa quanto ao perigo da hipocrisia (Mateus 23:27-28) comparando os fraudulentos líderes a sepulcros caiados: Bonitos por fora, mas cheios de impurezas por dentro.

• Além disso, Paulo adverte aos crentes contra a idolatria, que é tudo aquilo que ocupa o lugar de Deus no coração (Colossenses 3:5).

Contudo, em Oseias 5:15, Deus promete retirar-Se até que Seu povo reconheça a própria culpa e O busque com sinceridade de coração; desta forma, destaca-se a necessidade de verdadeiro arrependimento para que haja restauração divina.

• Pedro afirma que Deus não quer que ninguém se perca, Ele é paciente esperando nosso arrependimento (II Pedro 3:9).

Arrependimento produz reavivamento! – Heber Toth Armí.

#rpsp #ebiblico #palavraeficaz
••••
This media is not supported in your browser
VIEW IN TELEGRAM
📚 - Ano Bíblico 2024 📙📘
📅 - 29/05/2024
🍞🍎🍉 - Dieta da Sabedoria

- Lanche -  Salmos 14
❇️ - Almoço - Salmos 15
✳️ - Jantar -   Salmos 1
6
This media is not supported in your browser
VIEW IN TELEGRAM
*📖ANO BÍBLICO: Direto ao ponto*
Leitura de hoje 29/05/2024:
Ester 1 a 4

*Cap 1. Integridade*
"A rainha Vasti se recusou a atender a ordem do rei” (V.12).

Vasti arriscou sua posição real, mas se manteve íntegra. Um exemplo notável! Deus valoriza pessoas assim.

*Cap 2. Lute por seus sonhos*
Ester ganha um concurso de beleza e é escolhida como rainha.

Ester não pôde mudar seu triste passado, mas escolheu ter um futuro diferente, com Deus guiando seus passos.

*Cap 3. Entrega a Deus*
Hamã planeja destruir os judeus por causa da recusa de Mardoqueu em se curvar a ele. Hamã consegue persuadir o rei a emitir um decreto para a destruição dos judeus.

Devemos resistir à injustiça e confiar em Deus mesmo diante de situações difíceis.

*Cap 4. Com fé e coragem*
Ester decide interceder pelo povo judeu diante da ameaça de extermínio por Hamã, colocando sua vida em risco ao se apresentar diante do rei sem ser chamada.

Na crise é preciso coragem, fé e disposição para cumprir o propósito de Deus.

_Pr. Francisco Espírito Santo_
Audio
29 MAIO - VOS NASCEU HOJE O SALVADOR / ANO BIBLICO / ESCOLA DE PROFETAS
This media is not supported in your browser
VIEW IN TELEGRAM
⏱️ Um Minuto Para Sempre
Reflexões diárias

29 de maio

Detran

O coordenador inconsequente de um Detran municipal tinha 487 pontos em sua carteira de motorista. Não haveria jeito de reaver seu direito caçado de dirigir. Desesperado, apelou ao superministro da Justiça por misericórdia, Na audiência de uma bela manhã, foi perdoado de todas as multas. Um indulto inédito. Voltando ao Detran local, descobriu que o zelador atrasado não havia limpado o chão da sua sala pela segunda vez. Enfurecido, o homem incompassivo agiu rápido. Naquela mesma tarde, demitiu sumariamente aquele humilde pai de cinco filhos. Sem discussão e ainda por justa causa. Revoltante; Conhece a história? Está na Bíblia, de outro jeito: Mateus 18:21-35.

A discrepância ingrata de um “perdoado não perdoador” sempre enfurece todos nós. “Sr. Ministro, tem que caçar já a CNH dele para sempre!”, gritamos injuriados. Até percebermos que fazemos o mesmo. Somos gratos pela graça na cruz, mas implacáveis com a desgraça do próximo. Há gente medindo o outro pela régua com que Deus não o mediu. Favorecidos por Deus em nossa humanidade, que direito temos de cobrar a santidade de quem esperamos um comportamento extraterrestre? O sócio da Cracolândia pecou, e o membro de banco cativo na igreja também. A garota de mil homens é indecente, mas a crente fofoqueira é do mesmo jeito. E o alcoólatra espalhafatoso, desviado dos princípios, tanto quanto o líder religioso sonegando o Imposto de Renda? Todos temos nossas gavetas escondidas cheias de lodo. Não parece justo cobrarmos de alguém uma dívida se nós também somos devedores.

Aqui fica uma forte lição: quão melhor seria viver junto ao Gólgota notando o espaço que tem para todos! Ali cabem corruptos, adúlteros, viciados e assassinos, bem como egoístas, orgulhosos, mentirosos, legalistas e falsos. Curioso, não é? Talvez corramos o risco de parecer com os Primogênitos Pródigos cuja intolerância dura revela o nosso próprio débito (Lc 15:25-32).

Portanto, quem você vai perdoar hoje? Quem será abençoado pela graça da sua paciência? Na menina dos olhos do Pai Nosso, o indulto divino se condiciona a como enxergamos o outro: “Perdoa as nossas dívidas, assim como perdoamos aos nossos devedores” (Mt 6:12). Então, não despreze o que é certo, mas se lembre do quanto você é errado. E, surpreendentemente, você descobrirá que o abraço de Deus inclui os corações mais humanos, ingratos, vergonhosos e pecaminosos - incluindo o seu e o meu.

Odailson Fonseca
2024/05/29 17:38:27
Back to Top
HTML Embed Code: