🍌🍌🍌 ROSQUINHA DE BANANA
2 Bananas-nanicas maduras
1 xícara de Farinha de soja
1 e ½ xícaras de Farinha de trigo
½ xícaras de Açúcar
1 colher (sobremesa) de Margarina
1 colher (chá) de Fermento químico em pó
1 Pitada de sal
Para polvilhar
½ colheres (sopa) de Canela em pó
2 colheres (sopa) de Açúcar
Amasse bem as bananas com um garfo. Junte a farinha de soja e a farinha de trigo aos poucos e mexa bem. Acrescente o açúcar e a margarina e mexa mais.
Adicione o fermento e o sal e misture até ficar uma massa homogênea. Modele com essa massa dez rosquinhas e reserve.
Em uma frigideira, aqueça o óleo. Frite as rosquinhas aos poucos até dourarem de ambos os lados.
Retire da frigideira com uma escumadeira e escorra em papel toalha.
Misture a canela com o açúcar e polvilhe todas as rosquinhas ainda quentes. Sirva logo em seguida.
#Pão
#Biscoito
#Banana
#CafédaManhã
#Lanche
Please open Telegram to view this post
VIEW IN TELEGRAM
1 pacote de biscoito champanhe
500g de morangos frescos, fatiados
300g de chocolate branco picado
1 lata de creme de leite
1 lata de leite condensado
1 xícara de leite
1 colher de sopa de essência de baunilha
Em uma panela, misture o leite condensado, o leite e a essência de baunilha. Leve ao fogo baixo, mexendo sempre, até obter um creme homogêneo. Reserve e deixe esfriar.
Em um recipiente, derreta o chocolate branco em banho-maria ou no micro-ondas. Misture o creme de leite ao chocolate derretido até obter um creme liso e brilhante.
Em um refratário, faça uma camada de biscoitos champanhe no fundo. Em seguida, coloque uma camada de morangos fatiados por cima dos biscoitos.
Despeje metade do creme de leite condensado sobre os morangos. Repita as camadas, finalizando com o creme de chocolate branco.
Leve à geladeira por pelo menos 4 horas para firmar. Sirva gelado e aproveite essa deliciosa sobremesa!
#Torta
#Morango
#Chocolate
#Sobremesa
Please open Telegram to view this post
VIEW IN TELEGRAM
Molho
½ xícara (chá) de tomate seco (cerca de 11 unidades)
⅓ de xícara (chá) de azeite
2 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado
2 colheres (sopa) de castanha-de-caju torrada sem sal
1 dente de alho
1 ramo de manjericão
1 pitada de sal
Macarrão
160 g de macarrão espaguete (ou outra massa longa de grano duro)
todo o molho pesto de tomate seco
sal
tomate seco picado a gosto para servir
castanha-de-caju picada a gosto para servir
folhas de manjericão a gosto para servir
lascas de queijo parmesão a gosto para servir
Molho
Descasque o dente de alho. Lave e seque as folhas de manjericão.
No processador (ou liquidificador), coloque todos os ingredientes e bata por cerca de 1 minuto, até formar um molho. Prove e ajuste o sal. Reserve.
Macarrão
Leve uma panela média com cerca de 3 litros de água ao fogo alto. Quando ferver, adicione 1½ colher (sopa) de sal, junte o macarrão e misture. Deixe cozinhar pelo tempo indicado na embalagem, ou até ficar al dente, mexendo de vez em quando para os fios não grudarem um no outro.
Assim que o macarrão estiver cozido, reserve 1 xícara (chá) da água do cozimento — ela ajuda a dar ponto ao molho. Escorra o espaguete e transfira de volta para a panela.
Junte o molho pesto de tomate seco e misture delicadamente. Vá regando aos poucos com a água reservada para deixar o molho mais fluido. Sirva a seguir com tomate seco picado, castanha-de-caju picada, lascas de parmesão e folhas de manjericão.
#Macarrão
#Tomate
#Almoço
#Jantar
Please open Telegram to view this post
VIEW IN TELEGRAM
4 xícaras (chá) de queijo estepe ralado grosso (cerca de 400 g)
4 xícaras (chá) de queijo gruyère ralado grosso (cerca de 400 g)
1 xícara (chá) de vinho branco
1 dente de alho
¼ de xícara (chá) de cachaça
1 colher (sopa) de amido de milho
noz-moscada ralada na hora a gosto
pão italiano caseiro para servir
Corte os pães em cubos médios de maneira que cada pedaço tenha miolo e casca - assim fica mais gostoso e mais fácil para espetar no garfinho. Reserve.
Descasque, corte ao meio e esfregue as metades de alho no interior (fundo e laterais) de uma panela média (se preferir, utilize uma panela própria para fondue).
Numa tigela, misture os queijos ralados. Em outra tigela pequena, coloque a cachaça, o amido de milho e misture bem com uma colher para dissolver. Reserve.
Coloque o vinho branco na panela e leve ao fogo baixo para aquecer - coloque na menor boca do fogão. Assim que subirem as primeiras bolhas, junte aos poucos o queijo ralado, mexendo bem com o batedor de arame para derreter e formar um creme liso. A temperatura, bem baixinha, e a adição do queijo aos poucos, misturando bem, são fundamentais para a gordura do queijo não separar e a textura da fondue ficar cremosa. Tempere com noz-moscada a gosto.
Mantenha a panela em fogo baixo e acrescente a mistura de cachaça com amido de milho. Mexa bem por 2 minutos - o amido de milho ajuda a garantir que a fondue se mantenha cremosa e também evita que a gordura dos queijos se separem. Desligue o fogo e leve a panela para a mesa (ou rechaud). Sirva imediatamente com os cubos de pão, fatias finas de rosbife ou legumes grelhados.
#Caldo
#Queijo
#Almoço
#Jantar
Please open Telegram to view this post
VIEW IN TELEGRAM
2 medalhões de filé mignon (150 g cada)
½ colher (sopa) de azeite
sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
Retire o filé mignon da geladeira e deixe em temperatura ambiente por alguns minutos – eles não podem estar gelados na hora de ir para frigideira.
Tempere os medalhões com sal e pimenta-do-reino a gosto. Leve uma frigideira ao fogo médio. Quando a frigideira estiver bem quente, regue com o azeite e gire para cobrir todo o fundo. Disponha os dois medalhões, um ao lado do outro, e deixe dourar por 3 minutos de cada lado – a carne vai ficar dourada por fora e mal passada no centro.
Transfira os medalhões para um prato e cubra com papel alumínio para não esfriar enquanto prepara o molho.
#Carne
#Almoço
#Jantar
Please open Telegram to view this post
VIEW IN TELEGRAM
Massa
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
100 g de manteiga gelada em cubos
½ xícara (chá) de água gelada
1 pitada de sal
Montagem
1 minimaçã
1 minipera
2 figos
1 xícara (chá) de compota de frutas caseira
2 colheres (sopa) de mel
½ colher (sopa) de açúcar demerara para polvilhar
1 gema para pincelar
farinha de trigo para polvilhar a bancada
Massa
Numa tigela grande, misture a farinha com o sal. Junte a manteiga e, com as pontas dos dedos, misture até formar uma farofa grossa.
Abra uma cavidade no centro da mistura de farinha com manteiga. Junte a água gelada e amasse até ficar lisa. Modele uma bola, envolva com filme e leve à geladeira por 1 hora (se preferir, prepare a massa no dia anterior, ela dura até 3 dias na geladeira).
Montagem
Preaqueça o forno a 180 ºC (temperatura média). Retire a massa de torta da geladeira e separe uma fôrma redonda, de fundo removível, com 22 cm de diâmetro.
Lave, seque e mantenha a casca da pera e da maçã. Corte a maçã no sentido da largura, e a pera no sentido do comprimento em fatias de 0,5 cm de espessura. Com um pano úmido, limpe a casca dos figos. Corte cada um em quartos.
Polvilhe a bancada com farinha e, com um rolo de macarrão, abra a massa num círculo 4 cm maior que o diâmetro da fôrma. Separe o fundo removível da fôrma. Para transferir, enrole o círculo de massa no rolo de macarrão e desenrole sobre o fundo, deixando as bordas de massa para fora.
Sobre uma tigela, passe a compota de frutas por uma peneira e deixe escorrer a calda. Distribua as frutas da compota no centro da massa sem ocupar as bordas. Cubra com as fatias de maçã e pera. Disponha as metades de figo. Regue com 1 colher (sopa) de mel e dobre as bordas da massa sobre as frutas.
Numa tigela, misture a gema com 1 colher (chá) de água. Pincele sobre a borda de massa e polvilhe com o açúcar demerara. Encaixe de volta o aro ao fundo da fôrma e leve a torta ao forno preaquecido. Deixe assar por cerca de 40 minutos, até dourar.
Retire a torta do forno e regue com o restante do mel. Sirva quente ou em temperatura ambiente, acompanhada de creme batido, merengue ou sorvete.
#Torta
#Sobremesa
Please open Telegram to view this post
VIEW IN TELEGRAM
400 g de batata bolinha (16 unidades)
2 ramos de alecrim
azeite a gosto
sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
Preaqueça o forno a 220 ºC (temperatura alta).
Com uma escovinha para legumes, lave bem a casca das batatas sob água corrente. Transfira para uma panela, cubra com água e leve ao fogo alto. Assim que ferver, abaixe o fogo e deixe cozinhar por cerca de 15 minutos – as batatas devem estar cozidas mas ainda firmes. Espete com um garfo para verificar o ponto.
Escorra bem as batatas. Abra um pano de prato limpo sobre a tábua. Coloque quantas batatas couberem sobre metade do pano, uma ao lado da outra. Dobre o pano sobre as batatas e dê um leve murro para achatar cada uma – a ideia é que a casca rompa um pouco. Mas cuidado: não use muita força, não é para esmigalhar as batatinhas.
Unte com azeite uma assadeira média. Transfira as batatas para a assadeira e tempere com sal e pimenta a gosto – o sal moído na hora, além de temperar, dá uma textura crocante para a receita (se preferir utilize sal refinado). Debulhe o ramo de alecrim sobre as batatas e regue com 2 colheres (sopa) de azeite.
Leve ao forno para assar por cerca de 20 minutos, até ficarem douradas por fora e macias no centro – na metade do tempo, vire com uma espátula para dourar por igual. Sirva a seguir.
#Batata
#Entrada
#Petisco
#Almoço
#Jantar
Please open Telegram to view this post
VIEW IN TELEGRAM
1 lata de leite condensado (395 g)
50 g de chocolate amargo (70% ou 85% cacau)
2½ colheres (sopa) de manteiga
1 xícara (chá) de granulado
Com as mãos, quebre o chocolate em pedaços e transfira para uma panela média. Junte o leite condensado e a manteiga.
Leve a panela ao fogo baixo e mexa com uma espátula por cerca de 12 minutos até dar o ponto: o brigadeiro começa a ficar mais cremoso, até engrossar e soltar do fundo da panela – o tempo pode variar de acordo com a chama do seu fogão, o tamanho e material da sua panela.
Transfira o brigadeiro para um prato fundo (ou travessa) e deixe esfriar – raspe bem a panela com a espátula para aproveitar toda a massa. Deixe a massa de brigadeiro esfriar completamente antes de enrolar (se preferir, prepare a massa no dia anterior e cubra com filme depois de fria).
Para enrolar e confeitar os brigadeiros: abra 30 forminhas de papel (número 4); preencha um prato fundo com o granulado e separe uma tigela pequena com água filtrada para umedecer as mãos.
Unte as mãos com um pouco de água – assim o granulado gruda melhor no brigadeiro. Com uma colher de chá, retire uma porção da massa, enrole numa bolinha e transfira para o prato com granulado. Faça de uma só vez quantos brigadeiros couberem no prato.
Passe os brigadeiros pelo granulado para cobrir toda a superfície e transfira para as forminhas. Repita até a massa acabar, se preferir, convoque alguém da família: enquanto um enrola os brigadeiros, o outro passa no granulado. Sirva a seguir.
Dica para deixar o brigadeiro mais cremoso
Assim que o chocolate e a manteiga derreterem, troque a espátula por um batedor de arame e mexa sem parar até dar o ponto.
#Doce
#Brigadeiro
#Chocolate
#Sobremesa
#Festa
Please open Telegram to view this post
VIEW IN TELEGRAM